Aguarde...

Lentes de contato para quem precisa de multifocal: dúvidas e opções

Lentes de contato para quem precisa de multifocal: dúvidas e opções

Você está com dificuldade de enxergar de perto? Há teste gratuito e acompanhamento de adaptação para quem quer usar lentes de contato. Muitas são as maneiras práticas de resolver essa dificuldade, segundo os consultores óticos da Inajá.

A ideia é experimentar lentes de contato multifocal ou por monovisão. Vamos explicar!

A dificuldade de enxergar de perto começa por volta dos 40 anos de idade e se chama presbiopia, que é conhecida também como “visão cansada” ou “vista cansada”. Isso não é doença nem tem cura, pois resulta do enfraquecimento natural dos músculos da visão.

Lentes de contato são uma boa opção para corrigir a dificuldade de enxergar de perto, sobretudo se é baixo o grau que você precisa para melhorar a acuidade visual. Conversamos sobre isso com a optometrista e contatóloga Bruna Rodrigues Cunha. Segundo ela, para quem tem presbiopia, às vezes basta colocar em apenas um dos olhos uma lente de contato bem confortável. Nesse caso, a adaptação é muito fácil.

A utilização de lentes de contato é sempre supervisionada por profissionais especializados, médicos e contatólogos. O teste é gratuito, não importa o grau, e a adaptação é assistida. É oferecida monitoria para que o usuário aprenda a colocar, tirar e higienizar as lentes de contato.

Basicamente são dois modos de corrigir a presbiopia com lentes de contato: 1. pela chamada monovisão e 2. pelo uso de lentes de contato multifocais.

1. Correção da presbiopia com lentes de contato pelo sistema monovisão

As lentes de contato utilizadas na monovisão são lentes simples, homogêneas. Bruna Cunha nos explicou como funciona esse procedimento. Sempre temos um olho que é dominante, que é aquele olho que utilizamos mais espontaneamente para mirar ou dirigir nosso olhar. Os contatólogos possuem técnicas para localizar no paciente qual é seu olho dominante.

Uma vez localizado qual é o olho dominante, o contatólogo já sabe como irá distribuir os graus necessários para corrigir a visão do usuário que tem presbiopia. As lentes de contato pelo sistema monovisão diferem em sua função: no olho dominante será usada a lente que tem o grau para corrigir a visão de longe e, no olho dominado, a lente para corrigir a visão de perto.

É muito interessante a correção da presbiopia pela monovisão e foge ao senso comum, mas é o modo mais fácil. Bruna Cunha explica que a facilidade aqui se deve à maior flexibilidade na escolha das lentes. O atendimento é sempre personalizado. O contatólogo oferece as opções mais eficientes para cada caso, das lentes rígidas às gelatinosas, lentes descartáveis ou anuais.

2. Correção da presbiopia com lentes de contato multifocais

As lentes multifocais têm um design especial, não são homogêneas. Sua confecção é elaborada, de modo que uma única lente possui campos de visão diferentes, isto é, para longe, para meia-distância e para perto.

Para quem corrige a presbiopia com lentes de contato multifocais, o leque de escolha é mais limitado. Por exemplo, para quem tem grau de astigmatismo mais elevado elas são menos indicadas, havendo também menos opções no mercado. As mais usuais são descartáveis, com validade de 1 a 30 dias, dependendo da lente.

Os diferentes campos de visão se distribuem na lente por círculos concêntricos. No centro da lente está o grau para perto, pois é o momento em que o olho foca mais, por exemplo, para ler ou para alguma outra atividade que requisite a visão de perto, até aproximadamente 30 cm de distância.

O próximo campo da lente multifocal é o intermediário, para enxergar à meia-distância, quando estamos trabalhando no computador, por exemplo. O último círculo, que se encontra na parte mais externa da lente de contato, recebe o grau para longe.

Parece complicado esse modo de correção, mas não é. Não é necessário entendê-lo para usufruir de seus benefícios. É o cérebro que trabalha e, nesse sentido, a adaptação é espontânea.

Adaptação das lentes para correção da presbiopia

Mesmo para as lentes de contato mais simples, multifocal ou não, é sempre necessário haver acompanhamento do contatólogo. Todo início com lentes de contato envolve um período de adaptação supervisionado.

A adaptação é progressiva e o contatólogo acompanha, geralmente, até 30 dias. O conselho é permanecer com as lentes de contato, no primeiro dia, por no máximo duas horas. Aos poucos esse tempo vai aumentando, gradativamente, de uma em uma hora por dia, até alcançar o tempo limite de uso das lentes de contato.

Seu uso é indicado para um período de 8 a 12 horas, de modo geral. Mas existem lentes especiais que podem ser utilizadas durante 18 horas seguidas, são lentes de uso prolongado. Foram também fabricadas lentes descartáveis com as quais é permitido até mesmo dormir.

Não é aconselhável, entretanto, dormir com as lentes de contato normais. Segundo a contatóloga Bruna Cunha, de modo geral, as lentes de contato não devem ser utilizadas por longo período de tempo mas, no caso da pessoa dormir com as lentes, é muito importante tomar alguns cuidados especiais ao acordar: primeiramente, ao acordar com as lentes de contato, aguardar antes de tirar as lentes dos olhos para que eles se lubrifiquem. Isto é muito importante, pois as lentes de contato podem estar coladas na conjuntiva, membrana protetora de nossos olhos. Assim, para não machucar os olhos, é indicado piscar várias vezes, pois isso irá auxiliar na lubrificação dos olhos. Se possível e necessário, para lubrificar melhor, pingue nos olhos um lubrificante artificial, que pode ser adquirido em farmácia, como a lágrima artificial ou o soro fisiológico.

Se acontecer de dormir com as lentes, complementa Bruna Cunha, além desse cuidado importante para não machucar os olhos, a dica é que se permaneça ao menos dois dias sem lentes de contato para permitir que os olhos se recuperem e se restaure a saúde de sua membrana protetora.

Vantagens de usar lentes de contato para corrigir a presbiopia

ACUIDADE VISUAL. Em comparação aos óculos com lentes multifocais ou bifocais, que corrigem a presbiopia, o uso de lentes de contato para essa finalidade traz como principal vantagem conferir melhor acuidade visual, isto é, enxerga-se melhor com as lentes de contato do que com os óculos.

ESTILO MAIS MODERNO. Em comparação com os óculos bifocais, uma das vantagens que trazem as lentes de contato é evitar aquela delimitação do campo específico para enxergar de perto, o que confere um estilo mais moderno ao usuário.

SEM ABERRAÇÕES. Há também, quanto aos óculos multifocais, a questão das distorções nos campos laterais. Essas distorções podem dificultar a adaptação ou incomodar algumas pessoas. Com as lentes de contato não há essa aberração, o que significa que o usuário não sente os “corredores” das lentes, isto é, seus diversos campos de visão. A adaptação é, portanto, mais fácil.

COMODIDADE, CONFORTO, LIBERDADE. Com as lentes de contato, a pessoa que assim corrige a presbiopia ganha muitas vantagens. Há maior comodidade, mais conforto e, principalmente, como observa a contatóloga Bruna Cunha, há maior liberdade de movimento.

PRATICIDADE. De fato, muitas pessoas que praticam alguma atividade física ou esportiva preferem utilizar lentes de contato no lugar de óculos. As lentes de contato não embaçam nem caem com os movimentos. É muto prático!

DINAMISMO, ESTÉTICA. Pessoas mais dinâmicas costumam optar pelas lentes de contato. Atenção! Isso não significa que o usuário de lentes de contato não necessite ter também óculos, pois não podemos permanecer o tempo todo com as lentes de contato. Entretanto, quem se incomoda de ficar sempre de óculos tem a opção de usar lentes de contato, seja em ocasiões especiais, seja para combinar melhor com o visual, a roupa ou até mesmo para poder utilizar aquele óculos de sol maravilhoso!

PROTEÇÃO. Algumas lentes de contato protegem contra raios UV. É o caso das lentes de contato que escurecem quando o usuário está sob o sol. A tecnologia das lentes de contato hoje está avançada, podendo oferecer também antirreflexo.

Cuidados necessários com as lentes de contato

Para não haver contaminação das lentes de contato e, por consequência, dos olhos, é imprescindível medidas de higiene. As mãos devem estar devidamente limpas antes de qualquer manuseio das lentes.

O contágio de doenças por vírus também ocorre pelos olhos. Segundo o oftalmologista Dr. Renato Yukio Takeuti, as mãos devem estar sempre limpas ao se aproximarem dos olhos, das lentes de contato ou dos óculos.

Não há risco de adquirir alguma doença virótica com o uso de lentes de contato se houver essas devidas precauções.

No caso do usuário de lentes de contato estiver na rua e precisar mexer nas lentes de contato, é necessário que lave as mãos com água e sabonete neutro. Na impossibilidade de utilizar sabonete neutro, é possível higienizar as mãos com álcool em gel. Entretanto, além de arder nos olhos, o álcool danifica as lentes, tanto as lentes dos óculos quanto as lentes de contato. É preciso, então, antes de colocar as mãos nas lentes ou nos olhos, enxaguar as mãos com água corrente depois de utilizar álcool.

Algumas dicas de higiene pela contatóloga Bruna Cunha

– Lavar as mãos com sabonete neutro, enxaguar bem, secar as mãos com papel ou toalha de tecido que não solte pelos.

– Para a limpeza das lentes é aconselhável uso de produto específico.

– As lentes de contato devem estar sempre limpas. É importante também lavar as lentes de contato logo ao tirá-las dos olhos, para que não grude nelas nenhum resíduo.

– Guardar em local apropriado as lentes de contato já limpas. Há estojos específicos para elas. O estojo onde guardamos as lentes de contato deve estar sempre limpo e deve ser trocado a cada três meses.

– As lentes de contato são preservadas em seu estojo com um líquido específico para cada tipo de lente. Esse líquido deve ser trocado todos os dias.

Quem nunca usou lentes de contato pode se acostumar a usar lentes de contato multifocais?

A pessoa que começa a ter dificuldade de enxergar de perto, mesmo sem nunca ter utilizado óculos corretivos, pode se adaptar perfeitamente às lentes de contato, e para quem precisa de óculos só para perto, o multifocal é uma ótima opção. Antes de escolher as lentes é importante que o contatólogo conheça o estilo de vida do futuro usuário.

O contatólogo começa então fazendo uma anamnese para conhecer as necessidades do usuário e observa o receituário feito pelo médico oftalmologista. Em seguida, antes de prescrever qual é o tipo de lente de contato mais adequado, o contatólogo mede o tamanho das pupilas e a curvatura da córnea.

Nenhuma restrição para o uso de lentes de contato para corrigir presbiopia, é possível e até por vezes mais fácil a adaptação para quem só tem dificuldade de enxergar de perto.

Mesmo quem nunca usou lentes corretivas, e independentemente da idade, pode adaptar-se às lentes de contato.

A variação de idade não interfere na adaptação às lentes de contato.

Os testes com as lentes de contato são gratuitos para todos os casos, independente do grau.

Quem quiser ser atendido pela Bruna Cunha pode falar com a gente!

Referências

ÓTICA INAJÁ. Benefícios das lágrimas artificiais: verdades e mentiras. 11 set. 2018. Disponível em: https://blogdanana.com.br/beneficios-das-lagrimas-artificiais-verdades-e-mentiras/. Acesso em: 28 maio 2020.

ÓTICA INAJÁ. Dúvidas sobre o multifocal: como se adaptar. 7 abr. 2017. Disponível em: https://blogdanana.com.br/duvidas-sobre-o-multifocal-como-se-adaptar/. Acesso em: 28 maio 2020.

ÓTICA INAJÁ. Por que a partir de 40 anos não enxergamos tão bem? 29 set. 2016. Disponível em: https://blogdanana.com.br/por-que-a-partir-de-40-anos-nao-enxergamos-tao-bem/. Acesso em: 28 maio 2020.

ÓTICA INAJÁ. Protegendo-se do contágio: uso de óculos, uma barreira de proteção contra o coronavírus. 13 maio 2020. Disponível em: https://blogdanana.com.br/protegendo-se-do-contagio-uso-de-oculos-uma-barreira-de-protecao-contra-o-coronavirus/. Acesso em: 28 maio 2020.

ÓTICA INAJÁ. Verdade sobre lentes de contato: quando usar. 22 mar. 2018. Disponível em:https://blogdanana.com.br/verdade-sobre-lentes-de-contato-quando-usar/. Acesso em: 28 maio 2020.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte