Aguarde...

Hidratante natural caseiro para o rosto

Hidratante natural caseiro para o rosto

Preparar em casa a máscara ou creme hidratante significa ganhar autonomia, economizar e ter o prazer do “faça você mesmo”. Selecionamos algumas receitas para hidratar a pele do rosto com ingredientes naturais que podemos talvez encontrar no armário ou na geladeira.

Cuidados com a saúde e a vitalidade da pele são mais eficazes quanto mais cedo começamos. Sabe aquela receita da vovó? Geralmente funciona.

Dormir bem, ter uma alimentação saudável, beber bastante água e proteger a pele dos raios UV são práticas já conhecidas que precisam fazer parte de nossa rotina. É bom também lavar o rosto com água fria ou morna, dar preferência aos sabonetes neutros e, se for o caso, retirar a maquiagem antes de dormir.

Hidratar é um cuidado muito importante, pois ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele, além de prevenir contra o aparecimento de manchas. A hidratação adequada contribui para o equilíbrio da pele, deixando-a com mais vitalidade e aparência mais luminosa. A pele do rosto fica mais bonita e mais macia quando bem hidratada.

Sempre testar antes, qualquer que seja o produto, numa pequena área da pele para observar a reação da pele. Mesmo feito em casa, e com ingredientes naturais, o produto pode trazer reações desagradáveis. Caso a pele fique vermelha ou irritada, não prossiga em seu uso e, se continuar por alguns dias, procure auxílio médico.

Importante lembrar que essas receitas são dicas gerais, não substituem um tratamento médico e precisam ser adaptadas para cada pessoa de acordo com suas particularidades. Quem tem a pele sensível, que fica vermelha facilmente ou que tem uma quantidade expressiva de cravos ou espinhas, deve procurar acompanhamento do médico dermatologista.

Os ingredientes mais usados nas receitas abaixo são abacate, mel, iogurte, pepino, aloe vera (babosa), ovo e limão. É preciso ter muito cuidado ao usar limão na pele, pois sob o sol causam manchas; é melhor também não dormir com limão sobre a pele, para não irritá-la devido a sua acidez.

Também são muito utilizados em hidratação natural caseira pó de café, leite, maçã, abóbora, banana e óleo de coco. Há dicas até de uso de pétalas frescas de rosas para hidratar a pele do rosto.

Selecionamos essas dicas:

Hidratação com abacate

O abacate possui gorduras que protegem a pele, mantendo a umidade de suas camadas superiores. Outra propriedade dessa fruta é diminuir os danos causados pelo sol, agindo também contra os sintomas de sensibilidade e inflamação. Por isso se diz que o abacate tem efeito calmante, ele reduz a vermelhidão e a irritação da pele, além de estimular sua capacidade de regeneração. Hidrata, reconstrói e fortalece a pele que, por isso, mantém melhor sua elasticidade e vitalidade. O rosto fica mais macio, luminoso e bonito com o abacate. Como tem gordura, restrinja o uso se a pele estiver muito oleosa.

Máscara de abacate

Amasse com um garfo uma porção de abacate maduro até formar uma pasta. Aplique no rosto, principalmente nas partes mais ressecadas. É uma ótima opção também para o inverno. Deixe agir por 10 minutos e enxague.

Máscara de abacate e limão

            ½ abacate

            1 clh. (chá) de suco de limão espremido na hora

Amasse a fruta e misture com o limão até formar uma pasta homogênea. A máscara de abacate com limão estimula a produção de colágeno, ameniza as manchas e confere um aspecto mais jovem à pele. Deixe agir por 15 minutos no rosto, depois enxague com água fria. Lembre de não dormir com essa máscara nem sair ao sol, devido ao limão poder provocar graves queimaduras.

Hidratação com abóbora

As vitaminas compõem nosso corpo, por isso são muito importantes para a saúde. Vitamina A, por exemplo, ajuda na composição da pele, conferindo-lhe maciez e resistência, sobretudo, ajudando a amenizar os efeitos maléficos do sol e da poluição. Na prática isso significa que, hidratar com abóbora, deixa a pele mais bonita e saudável, suavizando também manchas e espinhas.

Máscara facial de abóbora

4 pedaços pequenos de abóbora cozida e escorrida

Amasse bem a abóbora com um garfo para que se torne um purê macio e, se necessário, acrescentar um pouco de água. Se preferir, acrescente 1 clh. (café) de melado de cana ou mel e misture bem. Aplique uma porção generosa já fria no rosto. Deixe 15 minutos e lave com água.

O mel é um ótimo hidratante para a pele do rosto, ajuda também a cicatrizar feridas e reduzir acnes. Para alguns, é um bom auxiliar contra alergias e efeitos do sol, como irritações ou ressecamento.

Máscara facial de abóbora com ovo

¼ de xícara de abóbora cozida

            1 ovo inteiro

Misture a abóbora com o ovo. O ovo é interessante para hidratar a pele porque a gema tem nutrientes e a clara, além de ajudar na limpeza da pele, tem um efeito lifting, isto é, ajudando a fechar os poros do rosto, dá impressão de uma pele mais lisa e homogênea. Se preferir, acrescente 2 clhs (chá) de melado de cana ou mel. Aplique no rosto, deixe de 15 a 20 minutos e enxague com água fria.

É possível fazer uma máscara só de ovo, simplesmente batendo a clara até a consistência “neve”. Aplique no rosto, deixe agir por 8 minutos e enxague. Algumas pessoas acreditam que a clara ajuda a diminuir cravos e espinhas e, se for utilizada nas pálpebras e nas olheiras, dá um efeito revigorado ao look, amenizando rugas, bolsas e olheiras.

Hidratação com aloe vera, a babosa

Os efeitos benéficos da babosa para a pele são conhecidos há muito tempo, a começar para tratar de queimaduras. É um ótimo hidratante, conferindo um aspecto mais jovem à pele do rosto, ajudando a regenerá-la, limpá-la e reduzir manchas. Pode também amenizar inflamações, acnes e outras irritações cutâneas, é um calmante natural. As propriedades da babosa contribuem para tirar aquele aspecto cansado dos olhos, amenizando as olheiras.

Rica em vitaminas, a babosa pode ser usada sozinha, extraindo seu gel, que se encontra na parte interna da folha, sem a casca. Basta aplicar na pele limpa esse gel (que é a carninha da babosa, por assim dizer), deixar agir por 20 minutos e enxaguar com água. A babosa não é uma planta agressiva, então, pode ser aplicada à noite, antes de dormir, para que a pele absorva bem suas vitaminas.

            Creme noturno de aloe vera (babosa)

            2 clhs. (sopa) de gel da babosa

            1 clh. (sopa) de azeite

            2 clhs. (sopa) de leite em pó

Misture esses ingredientes até obter uma pasta de consistência firme. Aplique no rosto limpo, massageando suavemente para maximizar a absorção pela pele. Durma com o creme e, de manhã, lave com sabonete neutro e água morna.

O leite possui uma acidez que deixa a pele mais lisa. Como nesse creme noturno vai também azeite, observe se a pele não fica mais oleosa do que o normal e, em caso positivo, interrompa o uso e aplique apena o gel da babosa.

Referências

ARTEX. Máscara facial caseira: 10 receitas para fazer hoje mesmo. Disponível em: https://blog.artex.com.br/banho-e-bem-estar/mascara-facial-caseira-10-receitas-para-fazer-hoje-mesmo/ . Acesso em: 13 maio 2020.

INCRÍVEL. 10 Máscaras caseiras que seu rosto agradecerá por usar. Disponível em: https://incrivel.club/inspiracao-mulher/10-mascaras-caseiras-que-seu-rosto-agradecera-631660/. Acesso em: 13 maio 2020.

MELHOR COM SAÚDE. 4 Receitas de cremes caseiros noturnos para ter um rosto perfeito. 28 dez. 2019. Disponível em: https://melhorcomsaude.com.br/cremes-caseiros-noturnos-rosto-perfeito/. Acesso em: 13 maio 2020.

PINTO, Paula. Aprenda cinco receitas de máscaras faciais caseiras para cuidar da pele. Em: GaúchaZH. 8 abr. 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/fique-bem/noticia/2020/04/aprenda-cinco-receitas-de-mascaras-faciais-caseiras-para-cuidar-da-pele-ck8rino1f00zh01qw0knofyke.html. Acesso em: 14 maio 2020.

RAIANE. Hidratação caseira para o rosto: veja 11 receitas para apostar e ter uma pele de bebê! Em: Bem Resolvida. 22 ago. 2019. Disponível em: https://bemresolvida.com.br/hidratacao-caseira-para-o-rosto/. Acesso em: 13 maio 2020.

RODRIGUES, Jaqueline. Abóbora + ovo é segredo caseiro para pele renovada: dermatologista ensina a receita. Em: Vix. Disponível em: https://www.vix.com/pt/bdm/beleza/oleo-de-coco-e-truque-caseiro-de-famosas-para-clarear-os-dentes?utm_source=next_article. Acesso em: 15 maio 2020.

RODRIGUES, Marcela. Receita de máscara facial de abóbora para fortalecer a pele no verão. Em: A Naturalíssima: autocuidado e beleza natural. 11 set. 2015. Disponível em: http://anaturalissima.com.br/receita-caseira-mascara-facial-de-abobora/. Acesso em: 15 maio 2020.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte