Aguarde...

Protegendo-se do contágio: uso de óculos, uma barreira de proteção contra o coronavírus

Protegendo-se do contágio: uso de óculos, uma barreira de proteção contra o coronavírus

Além da saúde visual, os óculos ajudam a proteger contra o contágio por vírus. Os olhos são uma importante porta de entrada para a doença no organismo. É o que nos explica aqui o médico oftalmologista, Dr. Renato Yukio Takeuti, que gravou um vídeo nos ajudando a alertar a todos sobre os riscos de contágio pelo coronavírus a partir dos olhos.

Mesmo considerando a importância do uso das máscaras, Dr. Renato Takeuti chama atenção para a função dos óculos nesse combate à pandemia. E mais: dá detalhes para a higienização e o manuseio seguro dos óculos e das máscaras.

Assim, segue a transcrição de seu vídeo, sobre a correlação entre os olhos e a doença do coronavírus. Esse vídeo pode ser encontrado no link abaixo.

Prevenções contra o Covid-19

Como os olhos são uma importante porta de entrada para a doença no organismo, é importante que tenhamos os devidos cuidados com relação aos olhos e a contaminação da doença.

Melhores formas contra o contágio

A melhor forma de evitar o contágio é evitar colocar as mãos no rosto ou na região dos olhos, principalmente, não coçar os olhos sem estar com as mãos devidamente higienizadas. A melhor forma de higienização das mãos é com uso de água e sabonete e, se não houver essa possibilidade, portanto, o uso do álcool gel.

Usando seus óculos como barreira de proteção

Os óculos servem como uma barreira de proteção contra o coronavírus. Muito se fala sobre o uso das máscaras. Sim, as máscaras são essenciais, mas os óculos protegem o organismo das gotículas, que poderiam entrar pelos olhos sem óculos.

Então, a proteção ideal é o uso das máscaras associado aos óculos.

Se você é um paciente que já usa óculos, é importante passar numa consulta oftalmológica e averiguar se esse grau está atualizado, se está correto. Os olhos são uma porta de entrada para a infecção, por conta das microgotículas poderem entrar no organismo pelos olhos. Assim, se você passar pela consulta e não tiver grau, e quiser se proteger contra o coronavírus, você pode usar óculos de proteção, sem grau, ou também óculos de sol, se você preferir, para sair na rua.

Em caso de irritação ocular, alergia ou coceira, você deve procurar o oftalmologista para que se evite a possibilidade de contágio pelo coronavírus.

Utilizando máscaras para proteção

Para que você esteja devidamente protegido, para usar as máscaras, é muito importante que suas mãos estejam devidamente higienizadas, principalmente com água e sabonete. Na ausência de água e sabonete, você pode utilizar o álcool gel.

E com as máscaras em mãos, você deve manuseá-las apenas pelas hastes (ou elástico). Você tem que colocá-las na altura do nariz e só depois você ajusta ela em cima, embaixo e pelas laterais, para que ela esteja devidamente adequada ao seu rosto, fechando o máximo possível.

Se você tiver a possibilidade de usar óculos, aqui fica a proteção o mais adequada possível, pois o coronavírus, ele nos contamina por microgotículas. Então, usando máscara e óculos você protege a região da boca, do nariz e dos olhos.

Uma vez com a máscara e os óculos no rosto, é muito importante que você evite colocar as mãos sem estarem devidamente higienizadas. Então, no começo, é claro que é comum a pessoa sentir um pouco de incômodo, que ela queira fazer um ajuste, mas não esqueça de lavar as mãos antes de colocar as mãos, tanto nos olhos quanto na máscara.

Uma vez retirados os óculos, eles devem estar devidamente higienizados também. Você pode higienizar com água e sabonete, ele por inteiro, ou com detergente neutro. Para higienizar as laterais dos óculos, as hastes, você pode usar álcool, mas o álcool não deve ser utilizado diretamente nas lentes.

Para a retirada das máscaras, mexa somente nas hastes (ou elástico) e, se você for utilizar a máscara por mais de 3 ou 4 horas, você tem que trocar a máscara porque ela perde a eficácia.

(transcrição do vídeo com Dr. Renato Yukio Takeuti)

Link: https://www.facebook.com/oticainaja/videos/372445790340306/. Acesso em: 12 maio 2020.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte