Aguarde...

Bons alimentos são fortes aliados para preservar e proteger a saúde ocular

Bons alimentos são fortes aliados para preservar e proteger a saúde ocular

 

Sabemos que muita gente adoraria que as comidas consideradas “deliciosas”, como os famosos fast-foods, frituras e industrializados, atendessem as propriedades nutricionais necessárias para a manutenção de nossa saúde. Mas na verdade essas comidas além de fazer mal ao nosso organismo, causam problemas para as nossas vistas, pois muitas doenças crônicas que afetam a visão como diabetes e hipertensão, duas das principais causas de cegueira, estão, em muitos casos, ligadas à alimentação desequilibrada.
Levar uma vida saudável e consumir bons alimentos para os olhos faz uma grande diferença em nosso dia a dia, não apenas para melhorar e proteger a visão, mas também para ajudar no funcionamento de todo o organismo. Os alimentos são os combustíveis do corpo humano e as vitaminas contidas neles são fundamentais para manter uma boa saúde. Além disso, nossos olhos dependem da ingestão de vitaminas para manter seu bom funcionamento. Através das vitaminas, o corpo produz antioxidantes capazes de combater os radicais livres que deterioram a vista. Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitamina para os olhos. Esses alimentos previnem doenças, como a degeneração macular relacionada à idade, glaucoma e até mesmo a catarata. Separamos alguns desses alimentos que são ricos em vitaminas e que fazem bem para as vistas.


● Alimentos ricos em vitamina c
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um dos mais importantes antioxidantes para a saúde humana. Além de prevenir a degeneração dos tecidos oculares, essa substância é fundamental para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo infecções por micro-organismos patogênicos.

 

● Frutas e legumes alaranjados
Presentes em praticamente todas as dietas, as frutas e legumes contribuem para melhorar a sua visão, em especial aqueles alimentos que têm uma tonalidade alaranjada ou amarela. Isso porque eles são ricos em carotenóides. Essas substâncias são antioxidantes e combatem o desgaste da mácula. Além disso, elas previnem o envelhecimento precoce de outras células. Sendo assim, introduza já em seu cardápio cenoura, tangerina, laranja, mamão papaia e maçã.


● Frutas vermelhas
Não são apenas as frutas alaranjadas que contribuem para a saúde dos olhos. Aquelas com tonalidades avermelhadas são ótimas opções para o seu cardápio e ajudam a variar os nutrientes, aproveitando escolhas de todas as estações. Morangos, amoras, cerejas, framboesas e mirtilos, entre tantas outras, são compostas por vitamina C, antioxidantes e flavonoides. Portanto, combatem os radicais livres e contribuem na prevenção da perda de visão e da degeneração macular.


● Peixes
Os peixes são ricos em ômega 3, ácidos graxos e vitaminas A, B, D e E. Entre os que apresentam mais nutrientes, podemos destacar o salmão, a sardinha, o atum e o bacalhau, que ajudam na boa circulação sanguínea e, por consequência, fazem com que haja mais oxigênio no organismo. O resultado dessa oxigenação completa atinge as estruturas oculares, principalmente a retina, esse alimento combate os radicais livres, ou seja, auxiliam na saúde dos olhos evitando o envelhecimento precoce das células.


● Cereais integrais
Os cereais integrais estão presentes em diversos alimentos, como pães, biscoitos, bolachas e macarrão, além das farinhas destinadas ao preparo de receitas. Eles são uma importante fonte de manganês, um mineral que atua na prevenção da catarata, em função das suas propriedades antioxidantes.
Dessa forma, adotar um cardápio saudável é uma das formas para garantir aos olhos todos os nutrientes, esses alimentos que são ricos em vitaminas e proteínas, contribuem com a prevenção de problemas e doenças que dificultam a visão ou levam a sua perda gradativa. Lembre-se de que o nosso corpo funciona como uma engrenagem única, ou seja, todas as partes devem estar bem. Assim, para que você não corra o risco de ter sua visão prejudicada, invista em um cardápio variado e saudável. Além disso, você deve manter a consulta regular com seu oftalmologista e apostar cada vez mais em hábitos saudáveis.
Gostou das sugestões? Então, compartilhe este texto com os seus amigos nas redes sociais para que eles também aprendam a cuidar melhor dos seus olhos! Para saber mais sobre esse ou outros assuntos é só continuar em nosso blog e conferir outros conteúdos sobre o universo óptico no em nosso site.

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte