Aguarde...

Benefícios das lágrimas artificiais: verdades e mentiras

Benefícios das lágrimas artificiais: verdades e mentiras

Precisamos absolutamente das lágrimas artificiais? Sim e Não.

Ressecamento, ardência e irritação nos olhos fazem parte de nossa rotina hoje, com o convívio em ambientes secos e poluídos. Quem trabalha com computador e ar condicionado deve ficar ainda mais alerta.

Vento, poeira e fumaça também podem atrapalhar quando queremos ter 100% de saúde visual. Seja no inverno ou no verão, o ar seco traz também vermelhidão e coceira, fatores que podem indicar alguma irritação ou inflamação nos olhos.

As lágrimas artificiais ajudam a lubrificar os olhos, mantendo-os hidratados e saudáveis. Não apenas ajudam a evitar a secura nos olhos, mas também limpam, prevenindo contra os efeitos de bactérias, ácaros. Alguns profissionais, como o oftalmologista Eugênio Leite, acreditam também que as lágrimas artificiais filtram a radiação ultravioleta.

Já ouviram a música “Quem não tem colírio usa óculos escuros”, de Raul Seixas? Pois é, se esse médico estiver certo, as lágrimas artificiais protegem também os olhos da radiação.

Não precisamos ir tão longe.

Os benefícios das lágrimas artificiais são reais: previnem contra a Síndrome do Olho Seco, a Conjuntivite, a Ceratite e as alergias oculares, em geral.

Nossas lágrimas têm também por função oxigenar, proteger e umedecer os olhos. Seria como se pudéssemos piscar repetidamente ao longo de toda nossa jornada. Mas diante dos aparelhos eletrônicos (TV, celular, computador) às vezes esquecemos até de piscar!

Conforme avançamos em idade, nosso organismo produz menos lágrimas. Assim, o uso de produtos farmacêuticos que imitam elementos do organismo natural é cada vez mais freqüente. Nosso estilo de vida faz com que necessitemos de artifícios.

As mulheres têm um pouco mais de predisposição a sentir irritação nos olhos secos, não porque sejam realmente mais sensíveis, mas porque é mais comum usarem maquiagem que, no contato com a mucosa ocular, pode irritar e ressecar os olhos.

É verdade que as lágrimas artificiais são úteis e benéficas.

Mas a alimentação também contribui para manter os olhos hidratados. Vitamina A, Vitamina E, Ômega 3 são também por isso listados como elementos benéficos para os olhos.

As lágrimas artificiais mais interessantes são aquelas que melhor imitam as lágrimas naturais. Se não contiver conservantes, é melhor ainda. É preciso muita atenção no momento de escolher o melhor produto. O ideal é consultar o médico.

Não é bom se automedicar, pois é preciso muita atenção à fórmula ou composição do produto, além de seu PH. A freqüência e a quantidade utilizada também são importantes e influem na saúde visual.

Higienização das mãos, evitar encostar a ponta do frasco nos olhos ou nas mãos, manter os olhos fechados por algum tempo para absorção do produto são também dicas importantes.

O uso inadequado ou a escolha errada pode irritar ainda mais os olhos. Nesse sentido, as lágrimas artificiais deixam de ser benéficas!

Visite o oftalmologista. Cuide da saúde visual, pois é um modo de aumentar a qualidade de vida.

 

Frase da capa

Vinícius Tadeu. Disponível em: https://www.pensador.com/olhos_lagrimas/5/

 

Referências

ASEVEDO, Márcia. O uso da lágrima artificial. Em: Veja Bem…CBO em Revista. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. 13 ago. 2015. Disponível em: http://www.jotazerodigital.com.br/o-uso-da-lagrima-artificial.php. Acesso em: 10 ago. 2018.

GENÉSIO, Francisca. Lágrima artificial deve ser utilizada na praia. Em: Correio da Manhã. 10 jun. 2018. Disponível em: https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/lagrima-artificial-deve-ser-utilizada-na-praia. Acesso em: 15 jun. 2018.

MULSER, José. Poucas lágrimas e seus efeitos. Em: Portal da Oftalmologia. 23 jun. 2010. Disponível em: http://www.portaldaoftalmologia.com.br/curiosidades/158-poucas-lagrimas-e-seus-efeitos. Acesso em: 15 jun. 2018.

PEREIRA, Armando. O que é melhor para tratar olho seco: colírio ou lágrima artificial? Qual a diferença entre os dois produtos? Em: Folha de S. Paulo. 30 nov. 2013. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/11/1378765-saude-responde-o-que-e-melhor-para-tratar-olho-seco-colirio-ou-lagrima-artificial.shtml. Acesso em: 15 jun. 2018.

 

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte