Aguarde...

Por que a partir de 40 anos não enxergamos tão bem?

Por que a partir de 40 anos não enxergamos tão bem?

Quando sentimos dor de cabeça, dor nos olhos ao ler, quando as letras parecem embaralhar-se no papel ou sentimos necessidade de mais luz para enxergar, estamos com a vista cansada. Isso se chama também presbiopia e ocorre com todas as pessoas após os 40 ou 50 anos de idade.

Com o tempo a lente natural que temos nos olhos vai perdendo a flexibilidade, reduzindo a capacidade de enxergar bem de perto. Os músculos que movem os ligamentos dessa lente, chamada cristalino, têm também sua capacidade de contração diminuída. As causas da presbiopia são naturais e fisiológicas.

Na prática, a presbiopia traz dificuldades para focalizar objetos próximos. Dessa dificuldade de enxergar bem de perto vem a necessidade dos óculos, mesmo para quem nunca teve problemas de visão. O mais indicado são as lentes multifocais, que servem para perto e para longe, para não precisarmos ficar tirando e pondo os óculos no rosto.

Em alguns casos de presbiopia, contudo, óculos com lentes simples, isto é, só com grau para perto, são suficientes. Ou ainda, quem usa muito computador, que fica na chamada meia distância, pode usar também lentes intermediárias nos óculos, que permitirão ler bem o que estiver na tela. Para nós, o mais importante é manter a qualidade de vida, ser feliz, enxergar bem, manter a saúde visual e as atividades rotineiras.

A presbiopia é universal. Faz parte da condição humana, não é doença.

Entretanto, existem casos de presbiopia precoce, antes dos 40 anos, que podem ser causados por excesso de medicamento, quadros de anemia, diabetes, problemas cardiovasculares ou por alguma cirurgia intraocular.

Se a presbiopia não é doença, não tem cura. O que podemos fazer para melhorar nossa visão são exercícios para fortalecer os músculos dos olhos, boa alimentação e atividades físicas regulares.

“Preciso de óculos, mas não uso”, essa frase é conhecida de muitas pessoas, não é mesmo? Quando a saúde visual vai ficando comprometida e não temos a atitude necessária para lidar com a situação, não são apenas nossos olhos que sofrem.

Existe um ciclo natural do corpo, chamado ritmo circadiano, que depende da luz para funcionar adequadamente. Com o tempo, menos luz passará pelo cristalino e esse relógio interno pode começar a falhar, dando origem a alguns problemas de saúde.

Os olhos são fundamentais para o funcionamento regular de nosso organismo. Cuidar da saúde visual é cuidar da vida. Não espere, consulte frequentemente o oftalmologista.

Referências:

COMO NOSSA VISÃO muda à medida que envelhecemos. Em: Saúde Visual: um foco no olhar. Disponível em: http://www.saudevisual.com.br/noticias/1124-visao-envelhecer. Acesso em: 25 ago. 2016.

Instituto de Oftalmologia de Curitiba. Presbiopia:: “vista cansada”. Disponível em: http://www.ioc.med.br/especialidades/presbiopia-%E2%80%93-vista-cansada. Acesso em: 6 jul. 2016.

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

 

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte