ABC da moda de acessórios: forma e inspiração
F – Forma geométrica é uma tendência atual que funciona também para os acessórios! Colares, anéis, pulseiras, e até óculos, podem receber um design geométrico. Experimente, dá um ar moderno e elegante. Triângulos, quadrados e cubos são os preferidos.
A FORMA na moda de acessórios também pode ser composta a partir da combinação de vários elementos, por exemplo, quando a forma dos óculos dialoga com os colares, brincos e pulseiras, formando um todo coerente, bonito e harmonioso.
G – Gargantilhas ficam bem com decote canoa!
Essa frase e outras do mesmo tipo são sempre bem-vindas quando nos ajudam a compor o visual. Algumas pessoas consideram melhor não usar nenhum acessório quando se pretende destacar o decote. Por exemplo, numa festa de gala um vestido longo com decote tomara-que-caia, cheio de brilhos e com cor marcante não requer nenhum elemento que concorra com ele.
Há vários tipos de gargantilha: aquelas que imitam tatuagem, as de tecido preto, as de correntinha e pingente, as de metal grosso e rígido e as de couro. Algumas delas ficam muito bem também quando combinadas com outros colares.
É possível contar uma história com os acessórios que usamos e, com certeza, as gargantilhas têm papel de destaque.
H – História dos acessórios. Os adornos usados no corpo, inicialmente, atendiam principalmente a fins religiosos, mas também podiam simbolizar riqueza e poder.
Na pré-história, já usavam ossos como botões ou pentes decorados. Eram utilitários, mas já contavam com ornamentos. Era possível também trabalhar objetos a partir de dentes e conchas.
Estudos das primeiras civilizações mostram a existência de adornos requintados, como colares, anéis, brincos, cintos e braceletes. Os antigos egípcios, por exemplo, adoravam jóias, ouro e pedras preciosas. Nessa época, além de status social os colares traziam sorte!
A humanidade conhece pedras, madeira, ossos e conchas há muito tempo, mais de 20 mil anos antes de saber escrever! É possível imaginar a função que os objetos e acessórios tinham na comunicação e expressão humana?
I – Inspiração é tudo! Quando você está feliz parece que tudo lhe cai bem.
As dicas e sugestões de amigos e parentes ajudam muito, principalmente quando nos falta inspiração. Se isso ocorrer e você não tiver ninguém por perto para dar palpites, experimente escolher as roupas e os acessórios observando as cores. Toque nas peças e sinta tudo o que lhe vier na cabeça. Algumas peças irão te chamar mais atenção, e de modo positivo. São essas que você deve usar!
Você pode combinar acessório e roupa a partir das formas, tamanhos e cores. O acessório escolhido pode ser aquele que tem uma cor presente também no detalhe da roupa. Por exemplo, a cor de uma pétala de flor na estampa da camisa sendo retomada na cor dos brincos e colares. A cor e forma do botão da camisa inspirando a escolha das pulseiras, anéis e braceletes etc.
Combinação desse tipo faz realçar o motivo ou o tema do visual do dia, e com isso nos traz novas e poderosas inspirações. Experimente!
J – Joias são acessórios feitos com materiais preciosos e nobres. Trata-se hoje de um conceito relativo, porque deprecia o valor de peças lindíssimas feitas com materiais menos nobres. Seja como for, o valor da joia varia em função de sua raridade e continua sendo objeto de desejo.
O Brasil exporta joias, pois tem muitas pedras raras, como a turmalina, o topázio e a esmeralda. É incrível o nosso potencial para desenvolver acessórios: criatividade, mão de obra, ouro e pedras, preciosas e semipreciosas.
Use a inspiração, invista nos materiais mais lindos e criativos, abuse na variação das formas e cores, deixe a imaginação livre para fabricar seus próprios acessórios.
Referências
RIBAMAR Jr., José. Pré-História. Disponível em: http://pt.slideshare.net/joseribajunior/1pr-historia-mesopotamia. Acesso em: 17 ago. 2016.
Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.