Aguarde...

O poder das cores

O poder das cores

A cromoterapia é uma prática de utilização de cores para benefício da vida. As cores têm tanta influência no estado de espírito, na saúde e nos sentimentos das pessoas que desde a antiguidade técnicas foram desenvolvidas para uso da cor como auxiliar no tratamento de doenças e na construção de edifícios, seja nas paredes pintadas ou nos vidros coloridos.

Não são apenas os olhos que captam seus benefícios, promovendo alteração de nossos humores e emoções. Dirigir cores às partes afetadas do corpo é também um modo de tratamento, e o mais comum é com luzes, como nas seções de fisioterapia, por exemplo. O provérbio “O que os olhos não vêem o coração não sente” é apenas em parte verdadeiro!

As cores são as partes visíveis dos raios luminosos percebidas pelos olhos e interpretadas no cérebro, mas elas são também expressões de nossa personalidade, reflexos da alma, manifestações artísticas, elas afetam nosso modo de perceber e de sentir, e têm grande significação simbólica na memória coletiva. Daí as famosas palavras, como vida cor-de-rosa, verde de raiva, anos dourados, ficar no vermelho, dar o sinal verde etc.

Com a cromoterapia é possível alterar energias. As cores quentes, como amarelo, vermelho e laranja, tendem a agitar, revitalizar ou estimular, enquanto cores mais frias, como azul e verde, tendem a acalmar. Cores podem ajudar a diminuir a dor, influenciar na produção de hormônios e na pressão sanguínea, aumentar ou diminuir sentimentos e emoções, controlar estresse e cansaço. Sâo inúmeras as influências das cores em nossas vidas.

Segundo matéria publicada no site Medicina Natural (Médecines Naturelles), há na cromoterapia 3 eixos principais :

  1. As cores agem diretamente sobre um órgão físico, quando colocadas sobre o local em questão.
  2. As cores agem num estado da alma ou numa emoção, quando valorizadas no ambiente em questão.
  3. A significação das cores tem efeito sobre a mente de alguém, que pode usá-las também em suas roupas e acessórios para comunicar ou expressar algo.

Vejamos as características de algumas cores:

VERMELHO: transmite energia, expressa vida, amor e força. É recomendável usar vermelho naqueles dias em que falta ânimo, em nós ou em alguém com quem convivemos. Traz força, coragem, vontade. Em excesso, pode provocar irritação ou agressividade. Na saúde, essa cor está vinculada ao sangue, pode estimular a ovulação, ajudar em casos de anemia e resfriados, e despertar os órgãos dos sentidos.

LARANJA: associada à força física e mental, é a cor da sociabilidade e da fortuna. Boa para encorajar e combater as inibições, e está ligada à comunicação e aos negócios. Na saúde, alivia dores musculares, câimbras e artrites. Também regula problemas na tireóide, nos pulmões e no sistema respiratório em geral. Em suma, quem tem alergia respiratória ou é uma pessoa tímida pode se dar bem usando bastante laranja!

AMARELO: é a cor do sol e da alegria. Funciona como revitalizante, traz entusiasmo, motivação, inspiração. Tem poder antidepressivo e, como está associado à alegria de viver, é um bom preventivo contra problemas psíquicos. Essa cor age no sistema nervoso e no aparelho digestivo. Em excesso, pode trazer irritação.

VERDE: voltada à renovação, à natureza e à vida. Envolve lucidez e tranqüilidade, e é ótima para a recuperação de cansaço físico ou mental. Está associada ao sistema nervoso e à fertilidade. Na saúde, ajuda a reforçar músculos, ossos e tecidos, e age bem no estômago, no fígado e na vesícula.

AZUL: cor da paz, da verdade e da sabedoria. É uma cor relaxante, tem poder antiinflamatório e está associada à palavra e ao raciocínio lógico. Na saúde, ajuda a controlar a hipertensão, as inflamações e a febre. Na vida psicológica, o azul ameniza a ansiedade, o estresse e a insônia. Em excesso, pode trazer melancolia.

AZUL ÍNDIGO: purificação, intuição, espiritualidade estão associados a essa cor. No sistema circulatório atua como purificador e coagulante, ajudando a controlar hemorragias. É bom também para os olhos, alivia dores de cabeça e favorece as meditações.

VIOLETA: acalma o estresse e os nervos, desperta a inspiração. Está associada à desintoxicação do sangue e ao estímulo do baço. É boa também para reforçar o sistema imunológico. Em excesso, pode trazer tristeza.

Você pode fazer essas experiências com as cores, é muito simples. O sucesso da cromoterapia depende também da transformação interior. É importante segui-la com regularidade. A cromoterapia é um tratamento complementar. Em caso de problemas sérios de saúde, é indispensável procurar o médico.

Há um curso de cromoterapia no Senac.

Referências.

AZUL índigo. Em: Cromoterapia: a luz da vida. 15 nov. 2014. Disponível em: http://cromoterapia-aluzdavida.blogspot.com.br/2014/11/azul-indigo.html. Acesso em 16 fev. 2017.

COR. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cor. Acesso em: 9 fev. 2017.

CROMOTERAPIA. Em: Instituto Luz: cursos e terapias. Disponível em: https://www.institutoluz.com.br/terapias/cromoterapia/. Acesso em|: 16 fev. 2017.

chromothérapie. Disponível em: http://www.medecines-naturelles.com/chromotherapie-1.html. Acesso em: 5 fev. 2017.

CHROMOTHERAPIE. Em: Olivia Albert, naturopathe. Disponível em: http://www.naturo-therapie.com/chromotherapie/. Acesso em: 5 fev. 2017.

CROMOTERAPIA. Disponível em: http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse2&course=298&template=395.dwt&testeira=448&unit=VOT. Acesso em: 8 fev. 2017.

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte