O descontrole da diabete pode levar à cegueira
A diabete deixa a visão fragilizada, conferindo maior predisposição para catarata, glaucoma e outras doenças da córnea. Ela atinge os vasos da retina de nossos olhos, é a chamada retinopatia diabética, que ocorre em 40% das pessoas diagnosticadas com diabete.
A retinopatia diabética é uma doença crônica que leva a alterações microscópicas nas paredes dos vasos da retina podendo causar hemorragias e edemas no fundo do olho. Para evitar a cegueira ocasionada pela diabete, é muito importante insistir no controle glicêmico. Açúcar, bebida alcoólica, excesso de gordura e carboidratos são espécies de veneno para nosso organismo, sobretudo quando há alguma doença como a diabete.
Estima-se que 14 milhões de brasileiros têm diabete e esse número vem aumentando com a quantidade de alimentos industrializados que consumimos diariamente. Atividade física e controle de peso são passos importantes para lidar com essa doença, que é a terceira doença que mais mata no Brasil.
A diabete pode ser caracterizada como um aumento anormal de açúcar ou glicose no sangue. Isso ocorre quando o organismo não aproveita ou não produz quantidade suficiente de insulina, que é o hormônio responsável pela passagem de glicose do sangue para as células. Além de afetar a visão, ela pode também atrapalhar o sono, causar cansaço, complicações cardíacas, derrame cerebral, problemas na circulação sanguínea.
Acompanhamento pelo oftalmologista é crucial, principalmente para quem tem diabetes. O controle clínico dos níveis de glicose no sangue e os tratamentos da retinopatia diabética podem reduzir em mais de 90% os riscos de cegueira.
A diabete não causa dor, seu diagnóstico depende de testes de glicemia. A visão embaçada também pode ser um indicativo da doença. Se as alterações no fundo do olho forem detectadas pelo médico logo, o tratamento é mais eficaz, portanto, quem tem diabetes não deve esperar ter desconforto na visão. O ideal é visitar o oftalmologista todo ano.
Atenção ao que consumimos, inclua isso em seu projeto de vida. Cuidar da alimentação e melhorar o comportamento em relação à saúde visual é um modo de elevar nossa qualidade de vida.
Referências
ASSOCIAÇÃO Nacional de Atenção ao Diabetes. Disponível em: http://www.anad.org.br/idf-federacao-internacional-de-diabetes-chama-a-acao-os-estados-membros-das-nacoes-unidas-por-ocasiao-da-adocao-dos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/. Acesso em: 19 ago. 2016.
COMO a alimentação interfere na saúde dos olhos? Em: Hospital Humberto Castro Lima. Disponível em: http://hhcl.org.br/noticias/detalhes/767/como-a-alimentacao-interfere-na-saude-dos-olhos/. Acesso em: 6 jul. 2016.
DIABETE, o novo mal do século. Em: Super Interessante, set. 2002. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/diabete-o-novo-mal-do-seculo. Acesso em: 19 ago. 2016.
DIABÉTICO tem mais chances de ficar cego. Em: Saúde Visual: um foco no olhar. Disponível em: http://www.saudevisual.com.br/saude/saude/687-diabtes-cegueira. Acesso em: 6 jul. 2016
IDF – Federação Internacional de Diabetes. Disponível em: http://www.idf.org/about-diabetes. Acesso em: 19 ago. 2016.
NO DIA Nacional de Combate ao diabetes – 26/6 – um alerta: diabético tem 30 vezes mais chance de ficar cego. Acompanhamento oftalmológico é fundamental, alerta Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Em: Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). Disponível em: http://www.sboportal.org.br/sboemacao_materia.aspx?id=67. Acesso em: 15 jul. 2016.
SOCIEDADE Brasileira de Diabetes. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/diabetes/o-que-e-diabetes. Acesso em: 19 ago. 2016.
YAZAKI, Erika Sayuri. Retinopatia: saiba os riscos para a visão do diabético. Em: Portal dos Olhos. Disponível em: http://www.portaldosolhos.com.br/tag/diabetes-2/. Acesso em: 6 jul. 2016.
Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.