Hipermetropia
“Quando os objetos estão muito próximos não consigo vê-los bem”… Dificuldades como essa podem ser conseqüências da presbiopia, que vem com a idade, ou de uma deformação dos olhos, como a hipermetropia. Não é doença. É comum crianças terem hipermetropia, pois os olhos são menores. Acima de 6 meses de idade, junto com a hipermetropia algumas crianças desenvolvem estrabismo.
A hipermetropia consiste numa diferença na forma do olho, que é mais achatada, o que impede a focalização perfeita de objetos a 30 cm de distância dos olhos. Conforme a criança cresce, essa deformação pode desaparecer e ela não precisar mais usar óculos na fase adulta.
Se não passar conforme a criança cresça, é necessário continuar usando óculos de grau ou lentes de contato. Quem tem hipermetropia e não usa lentes corretivas acaba forçando muito a visão, o que causa dor de cabeça, fadiga ocular, sensação de peso nos olhos, lágrimas, ardor e vermelhidão. Esses são todos sintomas de hipermetropia.
Leia também:
- O que é ser uma mulher forte?
- Evolução dos padrões de beleza
- Como se prevenir contra o câncer ocular?
- Verdades sobre lentes de contato: quando usar?
- Quando é preciso procurar um oftalmologista?
No caso de crianças que têm hipermetropia pode haver falta de concentração ou dificuldade de executar tarefas que solicitem a visão de perto. Muitas crianças em fase de alfabetização apresentam dificuldade na leitura simplesmente porque não estão enxergando bem. Elas podem também mostrar-se mais cansadas ou com muito sono porque tem hipermetropia.
Embora seja um problema de solução possível com uso de lentes corretivas, da hipermetropia não cuidada pode resultar cegueira. Segundo relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) há cerca de 1,2 milhão de casos de cegueira no Brasil, e mais de 5 milhões de pessoas com perda visual grave. Problemas como este, a hipermetropia, são responsáveis por volta de 43% dos casos de cegueira ou baixa visão.
A correção da hipermetropia se dá com uso de lentes convexas, que têm grau positivo. O que é verificável na própria receita médica. A lente é esférica, mais grossa no meio e mais fina nas bordas. Assim, essas lentes fazem com que a luz passe de modo convergente pela retina. A correção pode ser com óculos de grau ou lentes de contato. Essas últimas, embora não substituam inteiramente os óculos de grau, são até melhores do que os óculos para corrigir a hipermetropia, porque conferem ao usuário maior campo de visão.
5 lembretes para quem quer cuidar da visão
– consultar o oftalmologista com freqüência
– usar óculos de grau e lentes de contato
– proteger a visão dos raios agressivos do sol com óculos de sol
– cuidar da alimentação, que deve ser saudável
– praticar exercícios
Seguem alguns exercícios para os olhos que são ótimos para quem tem hipermetropia:
- Olhar longe, focar em algum objeto a cerca de 40 metros de distância, sem usar óculos nem lentes de contato. Imagine que aquilo que seus olhos captam é como um quadro. Observe todos os pontos desse quadro, as laterais (visão periférica), em cima e embaixo. Pisque suavemente para lubrificar os olhos com suas lágrimas. A cada 3 segundos dê uma piscada e imagine esse objeto se aproximando. Esse exercício é para os olhos e para o cérebro!
- Ficar no sol com olhos fechados. Movimentar suavemente a cabeça da direita para a esquerda. Enquanto faz esse movimento, mesmo com os olhos fechados, perceba a força da luz do sol incidindo sobre o lado esquerdo e depois, direito dos olhos.
- Relaxamento visual. Lave bem as mãos, depois as esquente esfregando uma palma na outra. Forme com cada mão uma conchinha, usando as palmas das mãos, levando-as em seguida sobre os olhos fechados. Note bem: às vezes, 10 minutos desse relaxamento equivalem a horas de sono.
- Execute com muito cuidado algumas atividades com as luzes apagadas, isso ativa a visão noturna. Mas atenção: não vá se machucar!
Essas práticas vão trazer maior qualidade de vida, o que significa aumentar seu bem-estar e sua felicidade. Queremos continuar sendo a melhor rede de óticas de São Paulo ajudando você a cuidar bem da saúde e da visão. Isso mesmo!
Bora com a Naná cuidar da saúde visual, sua e de toda a família!
Referências
LYNK FRANÇA. Hipermetropia. 4 Exercícios para enxergar melhor. 31 mar. 2017. Disponível em: http://www.miopiatemcura.com/hipermetropia/. Acesso em: 14 jun. 2018.
NEUROKINDER. Miopia, astigmatismo e hipermetropia são responsáveis por 43% dos casos de baixa visão na infância. Disponível em: http://www.neurokinder.com.br/2017/04/miopia-astigmatismo-e-hipermetropia-sao-responsaveis-por-43-dos-casos-de-baixa-visao-na-infancia/. Acesso em: 14 jun. 2018.
ÓTICA INAJÁ. Por que a partir dos 40 anos não enxergamos tão bem? Blog da Naná. 29 set. 2016. Disponível em: https://blogdanana.com.br/por-que-a-partir-de-40-anos-nao-enxergamos-tao-bem/. Acesso em: 29 set. 2016.
SAÚDE Bem Estar. Hipermetropia. Disponível em: https://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/oftalmologia/hipermetropia/. Acesso em: 14 jun. 2018.
Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.