Aguarde...

Como se prevenir contra o câncer ocular

Como se prevenir contra o câncer ocular

Câncer ocular tem cura? Dá para se prevenir contra esse tipo de doença?

Os olhos estão suscetíveis a doenças ocasionadas pela radiação solar, assim como a pele e o restante do corpo. É possível desenvolver o melanoma ocular ao longo dos anos, como o câncer de pele, sem qualquer espécie de sinal, nem dor nem diminuição da qualidade visual.

A prevenção para esse tipo de câncer é simples: uso de óculos de sol. Embora as causas sejam desconhecidas, e essa doença possa ser hereditária, é comprovado que os raios ultravioletas têm efeitos nocivos também para nossos olhos, sobretudo quando os atingem em excesso e por longos períodos de tempo.

Qualquer suspeita de câncer é relevante para que ele possa ser diagnosticado o mais rápido possível. Alguns tipos de câncer ocular podem ser percebidos, por exemplo, quando sentimos a presença de um corpo estranho nos olhos, seja com pequenas dores ou simplesmente atrapalhando a visão.

Em crianças é possível detectar a chamada retinoblastoma, pois esta deixa uma mancha branca na pupila, mancha que pode ser inclusive detectada em fotografias quando a luz se reflete na superfície do tumor. O diagnóstico correto permite que o tratamento seja bem sucedido em 90% dos casos.

O carcinoma da conjuntiva, tipo de câncer caracterizado por células semelhantes a escamas que se formam nos olhos, também pode ser curado mais facilmente quando diagnosticado logo, porque geralmente não apresenta metástase, isto é, raramente as células doentes se espalham pela via sanguínea.

É muito importante visitar com regularidade o médico oftalmologista. Alguns tipos de doenças sérias não apresentam sintomas ou, quando os apresentam, já é tarde, o que dificulta muito o tratamento. Exame regular dos olhos, mapeamento da retina e ultrassonografia são passos básicos para quem quer cuidar da saúde visual.

Vários sintomas podem indicar uma doença grave como essa: a impressão de ver moscas voando, descolamento da retina, reflexo marrom, rosa ou branco nos olhos, irritação, dor, dificuldade de enxergar. Quem tem a pele ou os olhos muito claros, quem mexe frequentemente com solda, produtos químicos ou pesticidas, além das pessoas que passam longo tempo de exposição ao sol, devem atentar para todos esses sintomas.

Nesses casos, a prevenção pode ser muito eficaz para a cura. Não perca tempo, não desista, cuide de sua saúde visual e de sua família.

 

Referências.

CLÍNICA Belfort. Câncer ocular – dúvidas sobre câncer ocular. Disponível em: http://www.clinicabelfort.com.br/sp_faq/duvidas-sobre-cancer-ocular/. Acesso em: 19 set. 2017.

INSTITUTO Oncoguia. Fatores de risco para câncer de olho. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco-para-cancer-de-olho/10542/1097/. Acesso em: 19 set. 2017.

MULSER, José. Existe prevenção para o câncer ocular? Em: Portal da Oftalmologia. 28 set. 2015. Disponível em: http://www.portaldaoftalmologia.com.br/noticias/2293-existe-prevencao-para-o-cancer-ocular. Acesso em: 15 set. 2017.

VILAÇA, Israel Gonçalves. Câncer no olho. Em: Oncomed: tratamento médico integrado. Disponível em: http://www.oncomedbh.com.br/site/?menu=Tipos%20de%20C%E2ncer&submenu=C%E2ncer%20no%20Olho. Acesso em: 19 set. 2017.

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte