Aguarde...

Como cuidar da saúde visual do bebê logo que nasce

Como cuidar da saúde visual do bebê logo que nasce

Nasceu, já vai cuidando da saúde visual do teu bebê.

Observação, estímulo e prevenção, desde seu primeiro ano de vida, auxiliam o oftalmologista a localizar possíveis doenças oculares.

No hospital, o bebê já passa pelo chamado teste do olhinho, que permite detectar doenças como catarata congênita ou retinoblastoma. Em casa, é bom que a observação continue. Poderemos notar se houver alguma alteração na coloração dos olhos ou o surgimento de manchas estranhas em suas pupilas.

Desde a infância é importante cuidar dos olhos. O oftalmologista pode perceber se a criança tem dificuldade de enxergar ou se há alguma irritação, inflamação ou infecção em seus olhos. Alguns problemas com a visão podem ser observados e tratados desde cedo, como retinopatia, ambliopia, estrabismo, obstrução do canal lacrimal, conjuntivite, miopia ou astigmatismo.

Diagnosticar logo uma doença possibilita um tratamento mais adequado, ajudando-nos até mesmo a evitar a cegueira ou algum outro dano irreversível na saúde visual da criança.

Com alguns meses de vida, a criança já apresenta reação à luz, sendo possível observar o alinhamento ocular e a eficiência dos olhos para fixar e acompanhar objetos. Podemos estimular sua visão através do movimento de brinquedos coloridos diante de seus olhos.

É importante que a criança tenha brinquedos coloridos e que conheça vários tipos de estampas e formas, isso estimula a visão. Para exercitar sua visão, os melhores brinquedos são aqueles com cores vivas e vibrantes. O móbile que costumamos deixar no berço, ou o arco de brinquedos ajustável ao seu carrinho de passeio, é muito útil também.

Em casa podemos, ainda, observar em seus olhos se há alguma coloração fora do normal, inchaço ou secreção. Excesso de lágrimas ou lacrimejamento constante, mesmo quando o bebê não está chorando, também pode ser sinal de algum problema na visão. Não hesita em levá-lo ao oftalmologista toda vez que houver dúvidas a esse respeito.

A criança cresce e nossos cuidados continuam. Ao longo da infância, vários são os outros indícios de que pode haver algum problema em seus olhos. Vamos enumerar alguns:

  1. Dificuldade de aprendizado na escola, desatenção ou falta de concentração pode ser sinal de que a criança não está enxergando bem. Temos muitos casos de crianças que se transformaram, aumentando muito seu desempenho escolar, simplesmente quando passaram a usar óculos.
  2. Dor de cabeça pode indicar várias coisas, até mesmo excesso de sol ou um pouco de cansaço. Mas, quando a dor persiste, é comum que uma das primeiras causas que os médicos tentam verificar é a necessidade de óculos para corrigir possível problema de visão.
  3. Mancha na pupila pode ser observada até mesmo em casa ou, inclusive, com auxilio de fotografias. Há casos de pessoas que detectaram câncer no olho desse modo, isto é, a partir da foto do rosto da criança.
  4. Coceira nos olhos, caspas nos cílios, olhos vermelhos ou muita sensibilidade à luz também podem indicar problema ocular. Infecção, irritação ou inflamação nos olhos é comum, sobretudo, para quem vive em cidades poluídas. O tratamento muitas vezes é simples.
  5. A criança que tem dificuldade de enxergar de longe muitas vezes não percebe que tem algum problema, considerando ser normal o modo como enxerga as coisas, ainda que muitas vezes os objetos lhe pareçam distorcidos. Se ela se aproxima demais da televisão ou se aperta os olhos para enxergar, isso também pode ser sinal de problema na visão. No caso, dificuldade de enxergar de longe geralmente é miopia.
  6. A dificuldade de ler, tanto no livro ou caderno, quanto mais longe, no quadro da escola, é o sinal mais claro e visível de que a criança precisa de óculos para corrigir a visão.

Astigmatismo, miopia, hipermetropia ou estrabismo afetam também as crianças, sobretudo, se houver histórico familiar. A criança que utiliza muito os aparelhos eletrônicos tem também mais predisposição para estragar a visão.

O estrabismo pode se manifestar desde os primeiros meses de vida. Se os olhos da criança não estiverem bem alinhados, ela apresentará dificuldade de enxergar bem. Algumas vezes, o estrabismo é leve, quase imperceptível, mas precisa também ser corrigido, pois pode acarretar outros problemas de visão. O tratamento, eventualmente, exige uso de tampão ou óculos.

Para cuidar da saúde visual das crianças o melhor é sempre, portanto, a prevenção e a visita ao oftalmologista.

Não espera, conserva nelas esse dom maravilhoso de poder enxergar.

 

Referências

ALLEMANN, Norma. Avaliação oftalmológica do recém-nascido. Em: Fleury: Medicina e Saúde. Disponível em: http://www.fleury.com.br/medicos/educacao-medica/artigos/Pages/avaliacao-oftalmologica-do-recemnascido.aspx. Acesso em: 10 ago. 2018.

BELTRAME, Beatriz. Como estimular a visão do bebê. Em: Tua saúde. Maio 2018. Disponível em: https://www.tuasaude.com/brincadeira-para-desenvolver-a-visao-dos-bebes/. Acesso em: 10 ago. 2018.

CELE, Regina. Cuidados com a visão do bebê e da criança. Em: Guia do Bebê. Disponível em: https://www.guiadobebe.com.br/cuidados-com-a-visao/. Acesso em: 10 ago. 2018.

LENHARO, Mariana. Caso de bebê que teve câncer no olho descoberto em foto alerta outros pais. Em: Bem-Estar. 6 ago. 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/08/caso-de-bebe-que-teve-cancer-no-olho-descoberto-em-foto-alerta-outros-pais.html. Acesso em 5 nov. 2018.

MENDES, Cristiane. Cuidados essenciais para preservar a saúde ocular infantil. Em: Guia de Óticas. 27 ago. 2018. Disponível em: http://www.guiadeoticas.com.br/noticias/cuidados-essenciais-para-preservar-a-saude-ocular-infantil. Acesso em: 26 set. 2018.

 

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte