Aguarde...

As crianças crescem e os nossos cuidados também

As crianças crescem e os nossos cuidados também

Aqui vão mais algumas dicas para cuidar da saúde visual das crianças.

Prevenção contra acidentes.  Quando a criança é pequena, precisa cuidar dos objetos que a rodeiam, pois alguns deles podem prejudicar seus olhos. Evita brinquedos que possuam alguma peça pontiaguda. Brincadeiras usando força ou violência, sobretudo, quando acompanhadas de objetos, podem machucar seus olhos.

Iluminação adequada. Quando a criança está estudando ou simplesmente lendo algum livro, é melhor evitar que o ambiente fique muito claro ou muito escuro. Observa sempre se não há sombras no papel que ela está lendo ou onde está escrevendo.

Comportamento na escola. Observa se a criança enxerga bem, tanto em casa como na escola. Passa na escola para conversar com seus professores sobre isso.

Orientação. Objetos de vidro, facas e tesouras devem ficar fora do alcance das crianças, mas é importante também conversar com elas, orientando sobre os perigos do manuseio inadequado de alguns objetos.

Produtos químicos. É melhor que a criança não tenha acesso a produtos que sejam nocivos à saúde ocular, como produtos de limpeza, inseticidas,ácidos e solventes. Em contato com os olhos, podem levar à cegueira. Se ocorrer algum acidente desse tipo, é preciso imediatamente enxaguar bastante seus olhos com água corrente ou soro fisiológico. Leva imediatamente a criança ao pronto socorro.

Cria regras para a criança usar aparelhos eletrônicos sem prejudicar a saúde visual. A exposição excessiva e descontrolada aos dispositivos eletrônicos contribui para o desenvolvimento de problemas como síndrome do olho seco e miopia. “As luzes emitidas pelos aparelhos eletrônicos e a secura dos olhos após muito tempo sem piscar são dois vilões da saúde ocular infantil”, afirma a oftalmologista Márcia Beatriz Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina (MENDES, 2018). É preciso limitar o tempo em que as crianças ficam na frente desses aparelhos. Algumas lentes de óculos oferecem mais proteção, tanto em relação à luz azul nociva dos aparelhos eletrônicos como contra os raios ultravioleta. Busca orientação com oftalmologistas e consultores óticos.

Oftalmologista. É preciso levar a criança ao oftalmologista anualmente. Isso ajuda a prevenir doenças e a detectar algum problema que possa ter conseqüências mais graves para sua visão. Lembra sempre que a falta de cuidado com a saúde visual pode levar à cegueira de forma permanente.

Há ainda alguns exames específicos que é preciso repetir anualmente a partir de certa idade:

Topografia computadorizada para avaliar o relevo da córnea, detectar por exemplo, a existência de ceratocone, onde uma alteração da curvatura causa prejuízo à visão.

Tonometria avalia a pressão dos olhos que, se aumentada e não controlada, pode causar o glaucoma, uma doença que não tem sintomas mas que pode levar à cegueira.

Dica de brincadeira com os bebês

Brincadeira do lenço colorido. Segura pano ou lenço colorido e estampado em frente ao bebê fazendo movimentos para chamar sua atenção. Quando ele olhar, desloque o lenço de um lado para o outro para incentivá-lo a seguir com os olhos o movimento do lenço em tuas mãos. Lembra que, além das cores, listras em preto e branco também atraem sua atenção e estimulam a visão.

Referências

ALLEMANN, Norma. Avaliação oftalmológica do recém-nascido. Em: Fleury: Medicina e Saúde. Disponível em: http://www.fleury.com.br/medicos/educacao-medica/artigos/Pages/avaliacao-oftalmologica-do-recemnascido.aspx. Acesso em: 10 ago. 2018.

BELTRAME, Beatriz. Como estimular a visão do bebê. Em: Tua saúde. Maio 2018. Disponível em: https://www.tuasaude.com/brincadeira-para-desenvolver-a-visao-dos-bebes/. Acesso em: 10 ago. 2018.

CELE, Regina. Cuidados com a visão do bebê e da criança. Em: Guia do Bebê. Disponível em: https://www.guiadobebe.com.br/cuidados-com-a-visao/. Acesso em: 10 ago. 2018.

LENHARO, Mariana. Caso de bebê que teve câncer no olho descoberto em foto alerta outros pais. Em: Bem-Estar. 6 ago. 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/08/caso-de-bebe-que-teve-cancer-no-olho-descoberto-em-foto-alerta-outros-pais.html. Acesso em 5 nov. 2018.

MENDES,Cristiane. Cuidados essenciais para preservar a saúde ocular infantil. Em: Guia de Óticas. 27 ago. 2018. Disponívelem: http://www.guiadeoticas.com.br/noticias/cuidados-essenciais-para-preservar-a-saude-ocular-infantil.Acesso em: 26 set. 2018.

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte