Aguarde...

Moda e Sustentabilidade na SPFW 2019: Qual é sua Utopia?

Moda e Sustentabilidade na SPFW 2019: Qual é sua Utopia?

São Paulo Fashion Week, 36 marcas, o maior evento de moda do Brasil. Sobriedade e elegância aliadas à excentricidade. Com o tema geral do desfile “Qual é a sua Utopia?”, os estilistas entregaram coleções muito ousadas, a criatividade correndo solta.

Aparência pós-apocalíptica e taciturna (JOÃO PIMENTA) convive ao lado de leveza e transparência (ALUF). A diversidade dá o tom, e como resultado temos uma variedade incrível de criações, com palhetas variando do arco-íris (MODEM) ao preto e branco, passando pelo azul para um estilo mais street, jovem e urbano (CACETE COMPANY) ou pelo vermelho, para dar maior consistência ou se referir à natureza (HANDRED).

A sustentabilidade parece estar mesmo no comando, por isso nas coleções dos estilistas nesta SPFW encontramos muitos materiais ecológicos, tecidos naturais, linho, bordados, descontração e conforto. É claro que também há criadores usando tecnologia e cores metalizadas, que estão bem em alta. Porém, a tecnologia dever servir ao meio ambiente, assim como o aspecto metalizado, que harmoniza com a natureza, fazendo referência ao brilho da água ou ao reflexo da luz numa superfície de vidro.

Consumo consciente e engajamento. O lema é contribuir para a construção de um mundo melhor. Natureza, paz, diversidade ajudam a refletir sobre o que é Utopia, mas é preciso também dar conta da questão da insegurança nas ruas e de outros problemas dos grandes centros urbanos. Para falar sobre tudo isso, junto com o desfile, sucesso também para o Projeto Estufa, que é uma exposição de arte incluindo instalações e performances.

Assistindo aos desfiles, percebemos que as propostas de maquiagem estão mais simples, leves e naturais, entretanto, os acessórios são chamativos. Grandes peças na cabeça, plásticos no rosto e, em alta ainda o maximalismo, isto é, a exibição de óculos de sol e brincos gigantes. Destaque para óculos de sol modelo máscara (AMIR SLAMA). As silhuetas estão mais arrojadas, com roupas largas e confortáveis, mas também, por vezes, com cintos para marcar bem a cintura.

Os estilistas são jovens, alguns estão estreando nos grandes desfiles. A proposta do tema Utopia é fazer pensar nos sonhos, no amor e na felicidade, criando juntos, construindo coletivamente. Mudanças, marcas novas e uma geração criativa com bastante energia. Apoio do banco Santander, do Instituto Nacional de Moda e Design e do Sebrae.

Vamos acompanhando as criações desses jovens talentosos!

Pense também na sua Utopia. Que ela seja compatível com Saúde Visual, porque é disso que tratamos na Ótica Inajá. A moda hoje é sustentável, e sua família merece os melhores cuidados para preservar a boa visão. Não deixe de usar óculos de sol, mesmo no inverno, pois assim você protege os olhos dos raios nocivos do sol.

Referências

ALONSO, Maria Rita. Estilistas da geração millennial tomam as passarelas da SPFW. Novos nomes, destaques do evento, valorizam processos sustentáveis que engajam consumidores nas redes sociais. Em: O Estado de S. Paulo. 25 abr. 2019. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,estilistas-da-geracao-millennial-tomam-as-passarelas-da-spfw,70002804723. Acesso em: 26 abr. 2019.

HENRIQUES, Nathalia. As principais tendências que rolaram na SPFW hoje. Em: Moda It. 25 abr. 2019. Disponível em: https://www.modait.com.br/dicas-de-moda-e-beleza/post/as-principais-tendencias-que-rolaram-no-spfw-hoje/. Acesso em: 26 abr. 2019.

SPFW. N47. 22-27 abr. 2019. Disponível em: https://ffw.uol.com.br/spfw/n47/. Acesso em: 26 abr. 2019.

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte