Aguarde...

Como economizar no momento de fazer óculos

Como economizar no momento de fazer óculos

Escolha da armação e das lentes mais apropriadas, saúde visual, economia, sentir-se bem com os novos óculos, manutenção para aumentar a durabilidade dos óculos, tratamentos interessantes para as lentes corretivas, tudo isso faz parte do cotidiano de quem usa óculos.

Quando você chega para falar com o consultor ótico deve estar com seu exame oftalmológico, contendo o grau das lentes e o eixo em que as lentes devem ser montadas. No primeiro minuto da conversa e na anamnese é possível ao profissional conhecer sua ocupação, seu estilo e personalidade, o uso mais frequente que você fará dos óculos, as preferências em relação ao tipo de material e modelo, as cores que pretende usar nos óculos etc.

Se você está começando agora, boa sorte! Ouça atentamente as dicas do consultor ótico, pois isso determinará o valor que será investido nos óculos e garantirá que a sua escolha seja a melhor opção para o seu caso.

A escolha da armação é fundamental para o resultado. Se a armação não estiver adequada, o resultado estético é negativo, além de afetar também o conforto e a qualidade da visão. Embora não seja evidente, armações inapropriadas também encarecem o produto final.

Por exemplo, se a armação for exageradamente grande, para quem tem alto grau, é preciso confeccionar lentes personalizadas que não deixem os óculos muito pesados ou feios. Isso encarece o produto!

Porém, se o tamanho da armação for adequado em relação à distância entre as pupilas e o tipo de prescrição médica, é possível colocar lentes prontas, e isso ajuda a diminuir o valor final do produto.

A garantia do produto também é importante incluir no cálculo custo-benefício. Quem prefere gastar menos nos óculos e adquire um produto sem nenhuma garantia, corre o risco de ter prejuízo. Algum tipo de defeito pode se apresentar na armação, problema que pode ocorrer principalmente em produtos que não passam por controle de qualidade. Quando o produto tem garantia, é muito fácil fazer a troca por outro, pois é uma garantia do fabricante, exigida por lei.

O consultor ótico mostrará a melhor opção de lentes. Existe realmente uma diversidade enorme de tipos de lentes corretivas. Os valores dessas lentes também são muito variáveis, em função do fabricante, da cor, do tipo do material, do tamanho da armação, da tecnologia aplicada, dos tratamentos que recebem as lentes.

As lentes multifocais merecem destaque à parte, pois sua tecnologia evolui rapidamente. Nesses casos, é preciso ter cuidado em dobro no momento de escolher a armação e as lentes. E, mais uma vez, a pessoa indicada para aconselhar é o consultor ótico. Além da variação do tamanho e da tecnologia aplicada às lentes, das garantias oferecidas ao produto, vale pensar na adaptação. Algumas pessoas, por exemplo, podem precisar de armações que ofereçam maior facilidade de ajuste. Faremos em breve um artigo apenas para tratar dos óculos com lentes multifocais ou progressivas.

As lentes podem receber tratamentos diferenciados. Há uma diversidade de tratamentos de antirreflexo e antirrisco disponíveis no mercado, além de colorações e proteção extra contra os raios nocivos do sol. Esses detalhes também influem no resultado estético, no conforto, na saúde e no valor dos óculos.

Economizar nos óculos é simples!

Quer fazer economia? Lembre-se disto: a melhor maneira de economizar nos seus óculos é investir na sua real necessidade e fazer as escolhas certas. Isso depende de você, e o consultor ótico é o profissional mais capacitado para te auxiliar nesse momento tão importante.

(Margarete da Silva Pereira Carvalho e sua equipe de consultores ópticos)

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

 

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte