Entenda mais sobre o glaucoma
Glaucoma = Pressão alta nos olhos, lesão nos nervos ópticos.
Poucas pessoas sabem que pressão alta nos olhos pode levar à cegueira. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 13% dos casos de cegueira no mundo são causados pelo glaucoma. A alta pressão intraocular causa danos nos nervos ópticos, ou vice-versa, diminuindo assim o campo visual.
É recomendável procurar o oftalmologista em caso de incômodo nos olhos ou dificuldade de enxergar. Quando o glaucoma é diagnosticado logo pode receber tratamento adequado. Essa doença ocular pode ser hereditária, assim, se houver tendência na família é preciso fazer exames com maior frequência.
Com o avanço da idade aumenta-se o risco de glaucoma, assim como a diabete e o sedentarismo também contribuem para o desenvolvimento dessa doença. As crianças também podem ter glaucoma, o que se torna perceptível nos primeiros anos de vida ou com 4 ou 5 anos de idade.
A principal dificuldade dessa doença é o fato de ter, muitas vezes, uma evolução lenta e imperceptível. Muitas pessoas só percebem o glaucoma quando já sofreram danos consideráveis. Esses danos nos nervos ópticos são irreparáveis. O que torna ainda mais importante a consulta de rotina com o oftalmologista.
Estresse, sedentarismo, uso incorreto de colírios, também podem influenciar no surgimento do glaucoma. Quem usa corticosteroide, tem miopia ou é afrodescendente também tem maior propensão para o glaucoma. É possível perceber início da doença quando começa a ocorrer perda da visão periférica, lateral. Há também casos de dor súbita no olho, visão embaçada, náusea, olhos vermelhos ou inchados. No caso de bebês pode haver também aumento de sensibilidade à luz ou lacrimação.
O tratamento consiste em diminuir a pressão intraocular, seja por medicamento, colírios, cirurgia ou laser. Além da atividade física rotineira, é importante também boa alimentação, ingestão frequente e sem exageros de líquidos. Como aspectos emocionais podem estar envolvidos no aumento da pressão nos olhos, as mudanças no estilo de vida e a prática de exercícios físicos ajudam a diminuir os riscos de glaucoma. Em alguns casos evitar o glaucoma é difícil, mas nunca impossível. Por isso, cuidemo-nos.
Referências:
GLAUCOMA. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/glaucoma. Acesso em: 23 maio 2016.
HOSPITAL de Clínicas (Unicamp). Simpósio Internacional de Glaucoma apresenta pesquisas sobre a doença. Disponível em: http://www.hc.unicamp.br/node/991. Acesso em: 27 abr. 2016.
OLIVEIRA, Nilson de Mello. Glaucoma. Disponível em: http://www.drnilson.com.br/#!glaucoma/c1jw4. Acesso em: 27 abr. 2016.
Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.