Aguarde...

369 pessoas por dia podem ser salvas de lesões oculares

369 pessoas por dia podem ser salvas de lesões oculares

Faíscas de soldadores e luz da soldagem, poeira excessiva, radiação, gases e vapores químicos, instrumentos pontiagudos, estilhaços de vidro, lascas de madeira, pregos, partículas de metal ou plástico, são inúmeros os elementos que podem causar cegueira permanente nos trabalhadores.

A estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia é de cerca de 150 mil acidentes oculares de trabalho por ano no Brasil, com maior freqüência entre homens na faixa etária entre 20 e 40 anos. As áreas e ocupações mais afetadas são as dos metalúrgicos, marceneiros, construção civil e indústria automotiva. Se 90% desses acidentes de trabalho podem ser evitados com uso de óculos ou máscaras de segurança, constata-se que 369 pessoas podem ser salvas por dia.

A prevenção é uma solução fácil e acessível. É preciso que as empresas respeitem as normas e leis de segurança, fornecendo a seus trabalhadores os equipamentos recomendados, como os óculos de proteção. Estes devem ser apropriados para cada caso e têm que ser confortáveis. Educação e treinamento, partes da responsabilidade das empresas, também contribuem para o bem-estar e a saúde dos funcionários.

Para quem usa óculos de grau, lentes difíceis de quebrar trazem mais segurança. Se há risco de impacto, é recomendável lentes feitas com policarbonato. Entre as máscaras e óculos de proteção, alguns são utilizados sobre os óculos de grau e outros têm local apropriado para receberem diretamente as lentes corretivas. É importante que os óculos de segurança tenham proteção lateral.

Em caso de acidentes afetando os olhos, a primeira atitude é lavá-los bem com água limpa, a menos que haja cortes ou introdução de algum objeto estranho nos olhos. Não pressione o local de acidente nem esfregue os olhos. Em caso de ferimento com objetos, não tente retirá-los. Se houver incômodo ou lesão, é preciso procurar imediatamente o oftalmologista. Pode ocorrer ardência, vermelhidão, fotofobia ou diminuição da visão, até mesmo várias horas depois do acidente. Também nesses casos, o socorro médico é determinante para evitar seqüelas.

Computadores e aparelhos de ar condicionado ressecam os olhos, objetos cortantes ou pontiagudos podem atingi-los e feri-los. Produtos químicos, radiação ultravioleta, faíscas e luz de soldadores podem danificá-los permanentemente. As empresas devem auxiliar seus colaboradores fornecendo óculos de segurança quando necessário, local adequado para enxágüe dos olhos em casos de acidentes e testes visuais, já que as deficiências visuais contribuem também para que ocorram acidentes.

Nossos olhos são as janelas da alma. Façamos o que for preciso para preservar a saúde ocular e evitar acidentes. É muito fácil. Podemos melhorar nossos cuidados, ter mais qualidade de vida e, ainda, auxiliar quem precisa.

Referências

OSLEY, Erica. A segurança ocular no local de trabalho é simples como a-b-c. Disponível em http://www.honeywellsafety.com/BR/Training_and_Support/Boletim_de_boas_pr%C3%A1ticas_Seguran%C3%A7a_ocular.aspx. Acesso em: 20 abr. 2016.

NR6 – Equipamento de Proteção Individual – EPI (1006.000-7). Disponível em: http://www.areaseg.com/nrindex/nr06.html. Acesso em: 11 fev. 2016.

PROJETA seus olhos durante o trabalho. Disponível em: http://www.segurancanotrabalho.eng.br/artigos/protecao_olhos.html. Acesso em: 29 abr. 2015.

QUEIROZ NETO, Leôncio de S. Lesões oculares causadas por acidentes gera defeitos visuais permanentes. Em: Portal da Oftalmologia. Disponível em: http://www.portaldaoftalmologia.com.br/site/site2010/index.php?option=com_content&view=article&id=98:uma-grande-porcentagem-das-lesoes-oculares-causadas-por-acidentes-gera-defeitos-visuais-permanentes&catid=46:artigos&Itemid=68. Acesso em: 27 abr. 2016.

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte