Evolução dos padrões de beleza
Não sou tão magra como era quando tinha 16 ou 20 anos, ou até mesmo no ano passado, sou mais confiante, capaz, sábia, humilde e apaixonada do que nunca. Assim que comecei a amar quem eu era em vez de tentar me adequar ao que eu pensava que a sociedade queria que eu fosse, ganhei sabedoria em um novo aspecto da vida.
Essas foram as palavras de Siera Bearchell (LIFETIME 2018), considerada a mulher mais bonita do Canadá em 2016. Na época com 23 anos, enfrentou as perguntas tendenciosas dos jornalistas que insinuavam que ela estava acima do peso para participar do Concurso Miss Universo em 2017:
– Como você se sente sendo maior que as outras participantes?
Siera parou e pensou: Como me sinto sendo eu mesma? Como me sinto sendo tão segura de mim como sou? Como me sinto ao realizar meu sonho de representar o Canadá no Miss Universo? Como me sinto sendo uma modelo a ser seguida pelas meninas que procuram encontrar seu caminho? Como me sinto redefinindo a beleza? (LIFETIME 2018)
Sua resposta veio bem simples: – Me sinto muito bem, mas a lição continua ressoando até hoje na mente das mulheres do mundo todo.
A ditadura da moda e da beleza já fez suas vítimas. Anorexia e bulimia, doenças ligadas à alimentação que afetam, sobretudo, as mulheres, podem levar a óbito. Acreditamos que o início desses transtornos alimentares se dá em grande parte devido à exigência de atender padrões de beleza. O começo por vezes é imperceptível, com uma dieta para emagrecimento, chegando à deformação da visão do próprio corpo e aos vômitos (JORNAL do Brasil, 2016).
A exigência quanto à beleza e ao corpo afeta a saúde e a vida emocional. Por isso, preferimos tratar as dicas de moda e estética mais como páginas de laser, criatividade e diversão, sempre bem dosadas com conteúdos ligados aos cuidados com a saúde.
Observando mais de perto o comportamento das mulheres e da indústria da moda, notamos o quanto variam os padrões de beleza. Na antiguidade, era bom ser forte e esbelta, combinar roupas e acessórios de modo harmônico. Por um longo período da história da humanidade, bonita mesmo era aquela que tinha barriga pronunciada. No século XIV, era bacana ter a testa grande. Entre os séculos XVII e XIX as mulheres deveriam ter a cintura bem fininha, de modo que algumas chegavam a quebrar as costelas de tão apertados que eram seus espartilhos.
Tudo em nome da beleza!
Mas não pensem que os homens não entram nessa. Hoje não são apenas as mulheres que se preocupam com o visual. Os homens estão cada vez mais vaidosos, tiram as sobrancelhas, usam brincos e tiaras, consomem cremes e tratamentos de beleza.
Certa vez, um muçulmano ocidentalizado ensinou a seu irmão caçula:
– É preciso ficar bonito, cuidar da aparência, você também faz parte da paisagem.
Todos nós podemos e devemos cuidar da beleza do mundo!
Mas cuidado também para não exagerar. Um corpo sadio e bonito deve abrigar uma alma sadia e bonita! Amor, amizade, autoconfiança, paz e humanidade são sentimentos mais importantes do que o orgulho e a vaidade por conseguir manter 60cm de cintura, 90cm de quadril, 90cm de busto…
E assim prosseguem nossas dicas. Óculos grandes, óculos pequenos, formatos redondos, retangulares ou gatinho… A moda já variou tanto, não apenas para roupas e acessórios, mas também para a forma e silhueta do corpo. Seios grandes, seios pequenos. Cabelos lisos, cabelos cacheados…
O que vale mesmo é ser você mesma. Essa é a tendência de hoje.
Referências
JORNAL do Brasil. Academia Nacional de Medicina realiza Simpósio sobre Transtornos da Alimentação. 19 abr. 2016. Disponível em:
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2016/04/19/academia-nacional-de-medicina-realiza-simposio-sobre-transtornos-da-alimentacao
Acesso em: 15 maio 2018.
LIFETIME. Miss Canadá, a mulher que mudou os padrões de beleza do Miss Universo. Disponível em:
https://meulifetime.com/momento-lifetime/miss-canada-mulher-que-mudou-os-padroes-de-beleza-do-miss-universo.
Acesso em: 26 abr. 2018.
PRAGMATISMO Político. A ditadura do corpo perfeito. 15 mar. 2014. Disponível em:
https://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/03/ditadura-corpo-perfeito.html
Acesso em: 3 abr. 2018.
VERRONE, Andreia. Os padrões de beleza e sua evolução na história. Em: Publicinove. 19 nov. 2015.
Disponível em: http://publicinove.com.br/padrao-de-beleza/
Acesso em: 3 abr. 2018.
Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.