Please wait...

Vamos fazer um Projeto de Vida?

Vamos fazer um Projeto de Vida?

Nossa visão de mundo influencia em nossa felicidade. Organizando nossa vida de acordo com objetivos temos mais chance de sermos felizes. Para isso, precisamos de determinação, vontade e motivação.

Um bom projeto de vida começa definindo objetivos, sonhos os desejos. Coloque-os no papel e as ações para alcançá-los se tornarão mais visíveis.

Qual é nossa missão neste mundo? O que precisamos para sermos felizes? Questões como essas são importantes para darmos solidez a nosso projeto, pois ele depende do que entendemos por felicidade e tem a ver com nossos objetivos e desejos mais profundos, podendo alcançar dimensões mais autênticas de nosso ser.

Tipos de objetivos:

  1. Plano físico – envolve cuidados com a saúde e a beleza
  2. Plano financeiro – ações de consumo, economia e entrada de dinheiro
  3. Plano profissional – habilidades pessoais e responsabilidade social
  4. Plano emocional – questões ligadas aos sentimentos, família e amigos
  5. Plano existencial – tem a ver com missão e cultura
  6. Plano espiritual – aspirações mais profundas e religiosas

Fixem objetivos para cada plano. Lembrem-se de que os objetivos têm que ser alcançáveis, realizáveis, são algo que podemos alcançar através de nossas ações. Depois de definirmos os objetivos precisamos fazer uma lista de ações que, quando executadas, transformam-se em conquistas, realizações.

Quando um objetivo de longo prazo parece-nos muito complicado, podemos dividir suas ações em partes mais simples. É importante podermos acompanhar nossas realizações periodicamente. Por exemplo, se o objetivo é juntar R$10.000,00 em 5 anos, devemos estabelecer ações para juntarmos os primeiros R$200,00, e assim sucessivamente até conseguirmos realizar nosso plano.

Dica para integrarmos a saúde visual em nosso Projeto de Vida. O objetivo no plano físico, área da saúde e da beleza, deve contemplar boa alimentação, ritmo de vida mais tranquilo, repouso e diversão, atividades físicas regulares e visita periódica ao médico. Em todos esses casos, a saúde visual também sairá ganhando.

Podemos ainda formular outras questões. O que preciso para melhorar? Como vencer minhas dificuldades? Em quanto tempo posso realizar essas ações? Como verificar se as ações foram bem-sucedidas? É importante escolhermos metas de curto, médio e longo prazo.

Quem tem dificuldades com metas também pode ter um Projeto de Vida. No lugar de ações e objetivos, coloque seus sonhos. Faça uma lista simples de sonhos acompanhados de modos de realizá-los em um período de tempo definido. Motivação nesta vida é tudo. Se não pudermos perceber o quanto avançamos acabamos desanimando.

Nossas conquistas nos estimulam para continuarmos. Sempre que precisar de mais ânimo, vontade e energia olhe seu projeto de vida, pense em suas missões, sonhos e objetivos. Vá em busca de seus desejos mais importantes! Faça-os acontecer!

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

Leave comments

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte