Aguarde...

Previna-se contra a radiação e cuide das crianças

Previna-se contra a radiação e cuide das crianças

Em qualquer situação, para qualquer idade, proteger a visão é fundamental. Nossos olhos são considerados janelas da alma porque nos trazem experiências maravilhosas. É importante usar óculos de sol em dias claros, faça chuva ou faça sol, no inverno ou no verão, em contato direto ou não com a luminosidade.

Além de ser um charme a mais, esse acessório previne contra várias doenças, protegendo nossos olhos do vento e da poeira e, sobretudo, dos efeitos nocivos do sol, a começar pela catarata. É provável que todo mundo tenha alguém na família que já fez cirurgia de catarata. O oftalmologista renomado, Newton Kara José Junior, confirma que os raios solares têm efeito cumulativo e, detalhe, segundo ele, “a maior parte desse acúmulo ocorre antes dos 18 anos de idade”, porque até essa idade nossos olhos permitem maior entrada de radiação (RODRIGUES, 2009).

Cuidemos também da saúde visual das crianças!

Os raios ultravioletas (UVA e UVB) trazem danos graves e, por vezes, irreversíveis, aos tecidos oculares, além de acelerar a degeneração da mácula e do vítreo, prejudicando a visão. Nossos olhos são delicados e sofrem muito também com o acúmulo de radiação, tornando-se mais secos, ficando mais suscetíveis ao envelhecimento, a queimaduras e ao câncer.

Prevenir contra esses males é, de certo modo, simples. Evitar abusar do sol, nunca fixar os olhos tentando vê-lo. Os efeitos mais nocivos do sol não são devidos ao calor, mas à luz, à radiação, aos raios ultravioletas. Utilizar óculos de sol é muito importante como prevenção contra os malefícios dessa radiação. Não basta, contudo, que sejam escuros. Mesmo lentes claras podem ter proteção contra os raios ultravioletas. Trata-se de uma camada de proteção acrescentada nas lentes, que forma uma película, espécie de filtro que protege nossos olhos.

Desse modo, conseguimos diminuir a quantidade de radiação que penetra nos tecidos oculares, ajudando a preservar a saúde visual. Não apenas quando estamos em contato direto com o sol a proteção é necessária. Mesmo na sombra, se o dia estiver muito claro, os raios ultravioletas se refletem em superfícies como água, neve, vidros, pisos ou paredes claras, areia.

A escolha dos óculos é de primeira importância. Óculos escuros sem proteção contra os raios UVA e UVB são ainda mais nocivos aos olhos porque, por serem escuros, provocam maior dilatação/abertura da pupila, permitindo a entrada de quantidade maior de radiação nos olhos.

Vejam bem: a cor das lentes dos óculos não é o mais importante. A radiação ultravioleta é invisível, não é a cor das lentes que protege os olhos. Existem óculos claros, de grau e não de sol, com 100% de proteção ultravioleta. É recomendável que os óculos, independentemente do preço, sejam adquiridos em lugar de confiança.

Como saber se os óculos de sol são bons? Não é possível ver o filtro de proteção contra os raios ultravioletas. A confiança que temos no fornecedor das lentes é o primeiro quesito. Se os óculos não tiverem grau, conseguimos observar a qualidade das lentes pela superfície que, por não ter grau, tem que ser plana, isto é, estar inteiramente com a mesma espessura. Além disso, as lentes não podem distorcer nem um pouco as imagens que vemos.

Embora a cor não seja o mais relevante quando se trata de proteger contra a radiação, a escolha da cor pode determinar o conforto visual produzido pelos óculos. Quando os olhos estão muito sensíveis à claridade, é recomendável lentes mais escuras. No caso de uma cirurgia, por exemplo, pode-se usar lentes pretas.

As lentes mais usadas nos óculos de sol são cinza e marrom, que trazem grande conforto visual. Mas também lentes verdes ou vermelhas são interessantes, pois aumentam a visão dos contrastes, deixando as cores mais vivas e bonitas. Quem dirige muito à noite pode optar por lentes amarelas, que reduzem o brilho das luzes dos faróis de outros carros.

Mais algumas dicas e lembretes. Como se trata de uma película protetora, as lentes mais antigas, quando muito gastas, tornam-se insuficientes para proteger a visão dos raios ultravioletas. Quem fica muito no sol pode optar por óculos mais fechados na lateral ou com maior curvatura para proteger uma área maior do rosto e dos olhos. Os cuidados com nossa visão prolongam a saúde. Óculos de sol ajudam a evitar, além de câncer nos olhos e catarata, inflamações na córnea (ceratite) e pterígio (fibrose da conjuntiva). Em alguns casos, é possível optar por lentes fotossensíveis, aTransitions, por exemplo, que é uma marca conhecida e confiável. Marque uma consulta com o oftalmologista e converse com os consultores óticos da Inajá: eles darão as melhores dicas para o seu caso.

 

Referências:

APTOMED: saúde integrada. Proteção – Raios Ultravioleta (UV). Disponível em: http://www.aptomed.com.br/v2/especialidades/oftalmologia/pterigio-diagnostico-e-tratamento/protecao-raios-ultravioleta-uv/. Acesso em: 27 nov. 2017.

GABRIELLE, Paula. Óculos escuros: estilo ou proteção? Oftalmologista explica a importância. Em: Eu Atleta. 27 mar. 2012. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/2012/03/oculos-escuros-estilo-ou-protecao-oftalmologista-explica-importancia.html. Acesso em: 27 nov. 2017.

LIMA, Fernanda. Saiba a verdadeira importância de usar óculos de sol originais. Em: Revista da Mulher. 18 abr. 2016. Disponível em: http://arevistadamulher.com.br/viver-bem/content/2259194-saiba-a-verdadeira-importancia-de-usar-oculos-de-sol-originais. Acesso em 27 nov. 2017.

MULSER, José. Uso de óculos escuros evita várias doenças agravadas pelo sol. Em: Portal da Oftalmologia. 10 dez. 2016. Disponível em: http://www.portaldaoftalmologia.com.br/noticias/2558-uso-de-óculos-escuros-evita-várias-doenças-agravadas-pelo-sol. Acesso em 13 mar. 2017.

RODRIGUES, Greice. Sol, inimigo da visão: a exposição excessiva aos raios solares aumenta o risco de problemas nos olhos. Em: Aptomed: saúde integrada. 9 abr. 2009. Disponível em: http://www.aptomed.com.br/v2/oftalmologia/sol-inimigo-da-visao/. Acesso em: 27 nov. 2017.

SIGNORELLI JR., Armando. Entrevista. Em: Centro Campineiro de Microcirurgia: Instituto de Oftalmologia Cunha Signorelli. Disponível em: https://centrocampineiro.com.br/uso-do-oculos-de-sol/. Acesso em: 27 nov. 2017.

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte