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Estilo pessoal, identidade visual e comunicação com os outros

Estilo pessoal, identidade visual e comunicação com os outros

Estilo pessoal significa expressão de alguém, de sua personalidade. Numa sociedade que é ao mesmo tempo democrática e competitiva, as pessoas precisam se expressar e se diferenciar de algum modo. Moda e estilo servem para que elas expressem suas habilidades, gostos, personalidades, preferências e grupos aos quais se vinculam.

Estilo é a combinação do modo de se vestir, usar acessórios, arrumar os cabelos, maquiar-se. Nas sociedades modernas ocidentais há liberdade para essa expressão pessoal, cada um escolhe como quer compor seu visual.

Hoje existem profissionais muito bem preparados, que ajudam as pessoas nessa comunicação. São os consultores de imagem, os visagistas, as pessoas ligadas à moda em geral, estilistas, designers, e também os consultores óticos!

Há uma estreita relação entre o estilo e a identidade do indivíduo. Vale à pena você encontrar seu estilo pessoal.

As pessoas podem ser rotuladas de acordo com a aparência de seu grupo. Antigamente ficar fora da moda poderia determinar a ruína de um indivíduo em sua vida social. Quem não seguia os padrões era marginalizado. Muitas vezes é possível reconhecer posição social, caráter e personalidade da pessoa por esse tipo de comunicação, não verbal, que é o modo como a pessoa se veste e compõe seu visual.

Não eram simplesmente os ricos que determinavam o que estava na moda, mas os costureiros. Todavia somente os mais endinheirados tinham acesso à alta costura. Segundo Carmem Lúcia de Oliveira Marinho e Marcelo Machado Martins, no artigo que acompanhamos aqui, quando aparece a moda prêt-à-porter, há uma espécie de relativização e maior liberdade no estilo pessoal. Se antes a moda estava confinada à clientela exclusiva da alta costura, passou a democratizar-se. Os padrões tornaram-se menos rígidos e mais individuais. Houve uma desuniformização nos modos de vestir.

Moda e estilo pessoal mudam. As mulheres usavam espartilhos até quase metade do século passado, depois cresceu a cultura jovem e a possibilidade dos jovens se expressarem livremente, surgiu o jeans.

A personalidade é o principal no momento de compor o visual. Hoje parece óbvio, a produção e o comércio agem em função dos indivíduos. Características e gostos pessoais direcionam, nesse sentido, a riqueza dos países. Não apenas roupas, acessórios e maquiagens, mas também carro, decoração, papelaria, objetos em geral.

Mas qual é a importância disso tudo: Conseguir emprego depende do estilo? Conquistar o ser amado depende do estilo?

Ora, o estilo não é só aparência, diz algo sobre a essência da pessoa, o modo como ela pensa, vê e age no mundo. Segundo Marinho e Martins, o estilo pessoal é o que faz alguém ser único, é identidade visual.

O estilo pessoal vai variar de acordo com a pessoa, gênero, faixa etária, modo de vida. Dependerá também do emprego que a pessoa tem, do cônjuge, dos amigos e familiares, da cidade em que mora, da religião, do poder aquisitivo etc. Há inúmeros fatores que interferem no estilo pessoal.

Estilo é também autoconhecimento, modo de se perceber.

Então, vejamos alguns estilos… Estilos femininos foram apontados, em 1968, na Enciclopédia da Beleza Feminina: a mulher garoto, a profissional, a ultra feminina, a glamorosa e a requintada.

Depois surgiu um conceito que ajuda muito também na classificação reflexão sobre os vários estilos, o estilo universal. Trata-se da combinação de estilos que melhor reflete o indivíduo, sua personalidade, suas características físicas, o modo como vive, suas preferências e objetivos.

O estilo pessoal pode variar de acordo com a necessidade, em diversos momentos da vida. Há basicamente três grupos de estilo:

a). Os estilos clássicos são o esportivo, o tradicional e o elegante

b). Os estilos relacionados ao gênero são o estilo romântico e o sexy

c). Os estilos temáticos são o estilo criativo e o estilo dramático

Constantemente novos estilos surgem tanto na moda, como nas ruas e nas mídias. Assim, temos agora ainda o boêmio, o minimal, o natural, o street.

O “estilo pessoal” nunca é estático, ele vai sendo moldado de acordo com o ambiente e os momentos da vida.

E você? O que suas roupas e acessórios estão dizendo agora a seu respeito? A escolha dos óculos, das roupas e sapatos, assim como o modo de combiná-los também é um meio de comunicação. Sua vida e seu futuro dependem disto.

“Pense no que é, naquilo de que gosta de verdade e escolha um tipo básico, combinando com a sua verdadeira maneira de ser e seu modo de vida. Algo que diga de seus gostos, da sua ‘personalidade’, que se apresente de imediato e sirva para marcar a sua presença” (ENCICLOPÉDIA DA BELEZA FEMININA, 1968, p.340 apud MARINHO; MARTINS).

Referência.

MARINHO, Carmem Lúcia de Oliveira; MARTINS, Marcelo Machado. Estilo pessoal: trajetória e aspectos comunicacionais. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/8-Coloquio-de-Moda_2012/GT03/COMUNICACAO-ORAL/103413_Estilo_pessoal.pdf. Acesso em: 11 ago. 2016. Os autores desse artigo estudaram moda e estilo e produziram este artigo no Senac de Pernambuco.

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