Aguarde...

Dia das Mulheres

Dia das Mulheres

As mulheres são polivalentes, dinâmicas, conseguem perceber e pensar em diversas coisas ao mesmo tempo. Hoje, com todas as suas conquistas para ter mais espaço no mercado de trabalho, as mulheres estão assumindo cada vez mais cargos de liderança. Estudos recentes mostram que “ter mulheres em cargos de liderança gera mais lucro às empresas” (Época Negócios).

Muitos temas importantes são discutidos graças ao dia das mulheres, desde as questões trabalhistas e os direitos conquistados, até padrões estéticos, comportamento familiar e ações contra a violência, o preconceito e o racismo.

As mulheres inauguram novos padrões de comportamento a cada dia, porque são criativas e gostam de tomar a frente nas decisões mais importantes de suas vidas. Esses padrões podem ser de cunho profissional ou ético, mas é também estético. Não existe ideal de beleza que se imponha às mentes femininas de modo universal, mesmo quando conta com auxílio da indústria e do comércio de produtos de moda e beleza.

A comemoração desse dia tão importante serve para lembrar aos governos e sociedades de tudo o que foi conquistado até hoje pelas mulheres. Mas é claro que essas conquistas não beneficiam apenas a elas mesmas. As conquistas das mulheres contribuem para a felicidade de todas as famílias, que podem contar hoje com maior reconhecimento de direitos, mais momentos de paz e, acima de tudo, respeito pelo indivíduo.

Diversidade cultural, cuidados com o corpo, formação profissional, educação mais igualitária, respeito ao próximo, solidariedade podem ser somados aos temas que figuram na lista que a ONU elaborou há mais de 20 anos para servir de referência às ações dos diversos governos no mundo: “mulheres e pobreza; educação e capacitação de mulheres; mulheres e saúde; violência contra a mulher; mulheres e conflitos armados; mulheres e economia; mulheres no poder e na liderança; mecanismos institucionais para o avanço das mulheres; direitos humanos das mulheres; mulheres e a mídia; mulheres e meio ambiente e direitos das meninas” (Nadine Gasman).

A história do Dia Internacional das Mulheres é longa e árdua. Está ligada à luta das mulheres por melhores condições de vida e igualdade de direitos econômicos, políticos e sociais. O movimento das mulheres uniu-se às reivindicações trabalhistas.

Na virada do século XIX para o século XX na Europa e EUA, época da Segunda Revolução Industrial, ocorreu a incorporação da mão-de-obra feminina em massa na indústria. Em 25 de março de 1911, houve um incêndio na fábrica chamada Triangle Shirtwaist, que matou 146 trabalhadoras, a maior parte costureiras. Essas mortes foram atribuídas às más condições de segurança do edifício. Foi o pior incêndio da história de Nova Iorque, até o ataque das Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001.

Hoje as mulheres nos países ocidentais têm voz, direito de voto, já são aceitas em cargos de liderança, em empresas e governos. O Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas em dezembro de 1977, “para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres” (Wikipedia). Em 2008, a ONU lançou uma campanha, “As Mulheres Fazem a Notícia”, para chamar atenção à “igualdade de gênero no tratamento de notícias na comunicação social mundial” (Wikipedia).

Com as redes sociais multiplicam-se os exemplos de frases e homenagens de mau gosto, comemorações infelizes do Dia da Mulher. Há muitos modelos e estereótipos quando o tema são as mulheres, além dos ideais de beleza e dos preconceitos. Às vezes, as mulheres são simplesmente comparadas a um bem material, como se sua única importância pudesse ser resumida em ter um belo corpo. Você concorda com a opinião de Nadine Gasman: “Dia da Mulher não é momento para reforçar estereótipos”?

O Brasil ganhou notoriedade quando promulgou a Lei Maria da Penha. As mulheres brasileiras são conquistadoras, lutam por seus ideais, enfrentam desafios, conduzem suas famílias e são exemplares também no âmbito profissional.

Mulheres brasileiras poderiam gritar ao mundo ou, ao menos, a todas as mulheres: “amem-se!”. Ou ainda: “sejam belas sendo vocês mesmas e continuem lutando para realizar seus sonhos”!

“Feliz dia das Mulheres”!

Referências.

DIA Internacional da Mulher. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher. Acesso em: 21 fev. 2017.

ÉPOCA Negócios. Ter mulheres em cargos de liderança gera mais lucro às empresas, diz estudo. 11 fev. 2016. Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2016/02/ter-mulheres-em-cargos-de-lideranca-gera-mais-lucro-empresas-diz-estudo.html. Acesso em: 21 fev. 2017.

GASMAN, Nadine. Opinião: Dia da Mulher não é momento para reforçar estereótipos. Em: Folha de S. Paulo, 8 mar. 2014. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/03/1422376-opiniao-dia-da-mulher-nao-e-momento-para-reforcar-estereotipos.shtml. Acesso em: 21 fev. 2017.

ONU Mulheres. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/brasil/visao-geral/. Acesso em: 21 fev. 2017.

STREIT, Maíra. Dia da Mulher: As homenagens que gostaríamos de esquecer. 6 mar. 2015. Em: Revista Forum. Disponível em: http://www.revistaforum.com.br/2015/03/06/dia-da-mulher-homenagens-que-gostariamos-de-esquecer/. Acesso em: 21 fev. 2017.

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte