Aguarde...

Catarata

Catarata

Dificuldade para enxergar parece fazer parte do destino da humanidade: ocorre infalivelmente com 100% das pessoas entre 40 e 45 anos de idade. Isso é cegueira? Não!

Um dos motivos dessa dificuldade é a presbiopia. Outro motivo: a catarata.

Nossos olhos possuem uma espécie de lente natural, o cristalino, que é uma estrutura gelatinosa transparente medindo entre 7 e 9 mm. Os raios de luz dos objetos que vemos passam pelo cristalino, que ajuda a focá-los de modo nítido, projetando-os na retina. É assim que se formam as imagens que vemos.

A catarata é o nome que damos a uma alteração do cristalino que, em geral, com o passar dos anos se torna opaco e menos flexível. Assim, a visão vai diminuindo, os objetos começam a parecer amarelados ou embaçados, até mesmo a sua forma parece alterar-se. A catarata surge por volta dos 65 anos de idade, mas isso não é uma regra.

Embora essa mudança na estrutura dos olhos seja natural, alguns fatores podem acelerá-la: medicamentos, cigarro, diabetes, hipertireoidismo, radiações, alta miopia, infecções durante a gravidez, desnutrição.

Em alguns casos, há hereditariedade. É a chamada catarata congênita, que pode surgir em bebês, também como consequência de doenças no período de gestação, como toxoplasmose, rubéola ou sífilis. Quanto antes for diagnosticada a catarata na criança, melhor será o resultado do tratamento.

A solução mais eficaz para a catarata ainda é a cirurgia. Trata-se de substituir o cristalino opaco natural por uma lente artificial intraocular. Se a catarata está atrapalhando muito a visão e a qualidade de vida, é momento de estudar atentamente com o médico a possibilidade de intervenção cirúrgica. Certamente, a receita dos óculos vai mudar muito depois da cirurgia.

Antes de chegar à cirurgia, podemos controlar a progressão da catarata.

Cuidado importante ao nosso alcance: utilizar óculos solar para proteger a visão dos raios ultravioleta. Se estivermos em local muito ensolarado, a proteção dos olhos deve ocorrer mesmo quando nos colocamos sob uma sombra, já que nossos olhos captam a luz à distância. Se o chão estiver demasiado claro, ofuscando a visão, é hora de colocar óculos escuros. Isso irá retardar o progresso da catarata.

Outra dica é cuidar da alimentação. Veja: não é remédio. É prevenção. Melhorando o estilo de vida, buscando maior equilíbrio emocional e orgânico, ajudamos a prevenir doenças oculares e evitamos a cegueira precoce. Todo alimento que protege o organismo dos radicais livres ajuda também na saúde visual: folhas verde-escuro, ovos, cenouras, manga, amêndoas, frutas cítricas, brócolis, tomate, mamão e abóbora estão na lista.

Se a receita dos óculos estiver mudando muito, se houver aumento da sensibilidade à luz e os objetos parecerem deformados e amarelados, já sabe: pode ser catarata. Procure o oftalmologista.

Referências

CATARATA. Em: Aptomed: Saúde Integrada. Disponível em: http://www.aptomed.com.br/canal/Oftalmologia/Catarata. Acesso em: 13 mar. 2017.

CATARATA. Em: Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Disponível em: http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/catarata.php. Acesso em: 13 mar. 2017.

CATARATA. Em: Instituto de Oftalmologia de Curitiba. Disponível em: http://ioc.med.br/tratamentos/catarata/. Acesso em: 13 mar. 2017.

MULSER, José. Estilo de vida causa catarata, diz pesquisa. Em: Portal da Oftalmologia. 2 ago. 2016. Disponível em: http://www.portaldaoftalmologia.com.br/noticias/2405-estilo-de-vida-causa-catarata-diz-pesquisa. Acesso em: 13 mar. 2017.

OLIVEIRA, Dr. Nilson de Mello e. Catarata. Disponível em: http://www.drnilson.com.br/catarata. Acesso em 13 mar. 2017.

ÓTICA Inajá. Por que a partir dos 40 anos não enxergamos tão bem? Disponível em: https://blogdanana.com.br/blog/ver-artigo?a=38. Acesso em 20 mar. 2017.

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte