Verdade sobre lentes de contato – quando usar
Saiba quais são as principais situações em que é aconselhável usar lentes de contato. Verdadeiras vantagens das lentes de contato, preferência pessoal, estética e saúde visual. Listamos os motivos que levam as pessoas a optar pelas lentes de contato para corrigir a visão:
- Variar a composição do visual, seja no cotidiano para trabalhar ou passear, seja em ocasiões especiais como uma importante festa ou evento social.
- Estética: óculos vão muito bem com maquiagem, mas em alguns casos lentes de contato combinam melhor e deixam o rosto mais leve e neutro.
- Outra questão estética é apontada por pessoas que saem com lentes de contato coloridas para mudar a cor dos olhos.
- Em atividades esportivas, os óculos às vezes podem incomodar. A pessoa, então, escolhe as lentes de contato pelo conforto e praticidade.
- Quem já se adaptou às lentes de contato, sobretudo, com lentes mais modernas e sofisticadas, consideram-nas mais confortáveis do que os óculos.
- Qualidade visual. Por estar em contato direto com os olhos, lentes de contato deixam a visão mais nítida.
- Quem precisa corrigir a visão de longe e de perto devido à presbiopia também pode usar lentes de contato.
- Lentes de contato rígidas ajudam a corrigir e estabilizar o ceratocone, que é uma deformação da córnea que deixa a imagem distorcida.
- Com olhos sensíveis, pessoas albinas usam lentes de contato coloridas. Elas protegem e dão mais conforto visual porque deixam entrar menos luz.
- Com menos interferência de luz entre os olhos e as lentes de contato, elas corrigem melhor também a miopia.
- Segundo Dra. Wania Freire, as lentes de contato conferem melhor qualidade da visão periférica.
- Algumas pessoas usam lentes de contato como disfarce, para esconder alguma cicatriz na córnea ou disfarçar despigmentação.
- Existem as lentes filtrantes, para fins estéticos. Pessoas que perdem a visão, ficando com os olhos esbranquiçados, por exemplo, podem usar essas lentes. São desenhadas para imitar os olhos e alcançar a tonalidade escolhida.
- Não há idade mínima para uso de lentes de contato, mas é preciso de autorização dos pais.
- Usuários de lentes de contato devem manter cuidadosamente a higiene das mãos e das lentes.
- Antes de usar lentes de contato procure o médico oftalmologista. Não é recomendável comprar lentes de grau sem orientações do médico.
- É preciso fazer adaptação com profissionais capacitados. O técnico em ótica ou o contatólogo é o profissional mais indicado para acompanhar a adaptação do usuário às lentes de contato.
- Seguindo rigorosamente as orientações do médico e do profissional de ótica, a adaptação às lentes de contato é simples e rápida.
Agora, vamos falar dos cuidados que é preciso ter quando se quer usar lentes de contato:
- Nunca manusear as lentes com as mãos sujas, nem lavar as lentes com água poluída.
- Não ultrapassar o tempo de uso sugerido pelo médico ou pelo contatólogo.
- Quem precisa corrigir a visão deve ter óculos-reserva, além das lentes de contato, pois não é possível ficar o tempo todo com as lentes de contato, já que os olhos precisam de oxigenação.
A técnica ótica e gestora da Inajá, Patrícia Cavalcante, chama atenção para a necessidade de descansar a córnea. O período de tempo máximo que se pode ficar com as lentes de contato nos olhos varia de caso para caso, mas é sempre imprescindível respeitá-lo.
Quem usa lentes de contato não pode dispensar os óculos.
É importante também lembrar que é preciso ficar 24 horas sem as lentes de contato antes de ir ao oftalmologista. O exame de refração para verificar nossa necessidade de correção da visão não é exato se a pessoa estava antes com as lentes de contato, pois elas modificam a curvatura dos olhos.
Patrícia Cavalcante lembra também que muitas pessoas têm medo que a lente de contato entre dentro do olho. Isso não é possível acontecer.
Adriana dos Santos Pereira, auxiliar de contatologia na Ótica Inajá acompanha a adaptação às lentes de contato e faz os cálculos para verificar os graus das lentes que nem sempre são os mesmos dos óculos. Chama atenção para o conforto e a mobilidade, já que é possível ficar em média 10 ou 12 horas com as lentes de contato descartáveis e anuais, respectivamente.
Com os devidos cuidados, pode-se garantir na maior parte dos casos 100% de correção visual, inclusive para quem tem ceratocone. Segundo Adriana dos Santos Pereira, a pessoa que tem esse problema nunca vai ter a visão perfeita com óculos. A visão de quem tem ceratocone é distorcida e, como a lente de contato rígida aplaina a córnea, confere melhor qualidade visual, permitindo, na maioria dos casos, de 90% a 100% de correção.
A contatóloga ensina passo a passo a usar as lentes de contato, como colocar e tirar, quanto tempo usar, como limpar e conservar.
Experimente.
Saúde, conforto e estética reunidos para proporcionar maior qualidade de vida e acuidade visual perfeita!
Referências.
CERPO Oftalmologia. Ceratocone: causas, sintomas e tratamento. 14 mar. 2014. Disponível em: http://www.cerpo.com.br/ceratocone-causas-sintomas-e-tratamento/. Acesso em: 21 mar. 2018.
FREIRE, Wania. Mitos e verdades sobre o uso de lentes de contato. Em: Opticanet.com.br. 29 jul. 2014. Disponível em: https://opticanet.com.br/secao/saude/8403/mitos-e-verdades-sobre-o-uso-de-lentes-de-contato. Acesso em: 16 fev. 2018.
Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.