Design de óculos
Quando os óculos são a primeira coisa que vemos em você…
Os olhos são bonitos, em geral, atraentes, expansivos e merecem ser cuidados. É preciso cuidar deles tanto no nível médico como no nível do vestuário. (Jason Kirk)
Diante do espelho, aqui conosco, os usuários de óculos experimentam diversos modelos e, com isso, têm diferentes sensações. A escolha do melhor modelo é um momento íntimo, em que a principal preocupação passa a ser a nova aparência, a expressão de nossos sentimentos e o efeito que os novos óculos causarão naqueles com quem convivemos. Assim, escolher novos óculos não é tarefa fácil. Nessas horas, muitos pensamentos e sentimentos tomam conta da gente.
Claro, quem é usuário de óculos também sabe: os óculos são a primeira coisa que vemos no rosto de quem os veste.
O que podemos pensar do design de óculos? Ele tem a ver com formato de rosto, gosto, estética, tecnologia, estilo, personalidade. Não é apenas a aparência física que conta. Para a maior parte dos designers de óculos é mais importante expressar os sentimentos de seus usuários e, além disso, trazer novas e boas experiências a partir do uso desse acessório tão importante.
Para acertar na escolha do novo modelo de óculos, a pergunta ideal nem é tanto aquela mais comum: “Esses óculos caem bem em mim?”. Vale a pena, perguntar também e principalmente: “Esses óculos exprimem bem o que sou, exprimem meu estilo e personalidade?”
Com os novos tipos de materiais, mais modernos e flexíveis, é possível adaptar o design de óculos ao gosto do freguês. O acetato, por exemplo, apresenta muitas variações de formas e cores, é um material fácil de trabalhar.
Os óculos podem ser mais vibrantes ou mais discretos, com cores mais chamativas ou mais neutras, formas variadas, com diferentes tamanhos e espessuras.
Chamamos atenção para alguns designers que se distinguem no universo dos óculos.
Jason Kirk faz parte da terceira geração de sua família que trabalha com óculos. Decidiu dedicar-se ao design para trazer experiências inéditas a seus portadores, criando uma marca própria: a Kirk Originals. Para ele, os óculos exprimem a personalidade e o estilo da pessoa. Melhor do que perguntar se os óculos são bonitos, Kirk acha adequado que o consultor ótico pergunte à pessoa experimentando um novo modelo: “Qual é o sentimento que você tem com esses óculos?”
Hugues Polerat é um designer autodidata de óculos. Com os modelos de óculos que cria, ele gosta de fortalecer o caráter da pessoa que os veste. Gosta de projetar seus óculos no papel, desenhando e se inspirando em mangás. Segundo ele, o mangá é um terreno de expressão que torna suas peças mais agressivas e, às vezes, com mais glamour.
Philippe Starck é o papa do design. Projetou, principalmente, móveis e objetos para casa. Mas tem também criações no ramo de ótica. Seu design tem humor, mexe com sedução e ousadia. Hastes flexíveis que giram 360º, materiais mais leves, produtos 100% recicláveis. Seu público principal privilegia elegância e descontração. Starck é um desses artistas intelectualizados que se preocupam com os rumos da sociedade e da humanidade. É também um cristão convicto e se dedica mais ao que é bom do que ao que é belo. Essas características lhe conferem, contudo, um estilo engraçado e barroco.
Referências
ALLOLUNETTES.COM. Rencontre avec Kason Kirk, créateur de lunettes pour Kirk Originals. Disponível em: http://www.allolunettes.com/f150-rencontre-avec-jason-kirk-createur-de-lunettes-pour-kirk-originals.html. Acesso em: 15 mar. 2017.
LORELLE, Véronique. Dans l´oeil de Starck. Em : Le Monde. 13 out. 2015. Disponível em : http://www.lemonde.fr/m-design-deco/article/2015/10/12/dans-l-il-de-starck_4787586_4497702.html. Acesso em: 16 mar. 2017.
LUNETTES EDITION: Créateurs, modes, design, tendances & vous. Les lunettes de créateurs: Struktur, des lunettes fortes fabriquées en France. Disponível em: http://www.lunettesedition.com/lunettes-struktur/lunettes-fabriquees-france.html. Acesso em: 16 mar. 2017.
Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.