Aguarde...

Derrame ocular: a vermelhidão nos olhos assusta

Derrame ocular: a vermelhidão nos olhos assusta

O derrame ocular é uma das ocorrências mais frequentes nos postos de atendimento de emergência em oftalmologia. Percebemos que muitas pessoas desconhecem esse problema. Trata-se de uma hemorragia nos olhos e suas causas são variadas.

Se as partes brancas dos olhos estão muito vermelhas e atrapalham a visão, mesmo que não haja dor é importante consultar o médico. Essa vermelhidão do derrame pode ser resultado de um esforço físico excessivo, como carregar peso acima dos limites indicados, ou pode ser sinal de alguma crise de hipertensão.

Eliminando a possibilidade de haver um problema mais sério, é preciso cuidar da saúde visual. Para prevenir o derrame dos olhos, evite esfregá-los. Quando os olhos estão irritados ou coçando, lave-os bem. Além de um trauma local gerado por movimentos bruscos, pode haver aumento da pressão interna dos olhos em casos de tosses, espirros, espasmos de náusea ou vômito.

É raro haver consequências graves nesses casos de derrame nos olhos. Embora seja um rompimento dos vasos sanguíneos da conjuntiva, camada que cobre sua parte branca, o desconforto é mais estético do que físico.

Tenha calma e paciência, a vermelhidão pode durar alguns dias ou até duas semanas, desaparecendo gradativamente sem necessidade de medicamentos. Evite, nesses casos, o uso de aspirinas ou anti-inflamatórios que podem fazer aumentar o sangramento.

Passado o susto e a visita ao oftalmologista, mantenha as atividades rotineiras. Para ter boa visão, não se esqueça de proteger sempre os olhos do sol, da poeira excessiva, alimente-se adequadamente e faça exercícios frequentes, inclusive para os olhos, como indicamos em matérias anteriores.

Referências

Hospital de Olhos Paulista. Derrame ocular externo está entre os 10 principais atendimentos no pronto-socorro do Hospital de Olhos. Disponível em: http://www.holhospaulista.com.br/index.php/derrame-ocular-externo-hemorragia/. Acesso em: 16 set. 2016.

MELDAU, Débora Carvalho. Em: Infoescola. Disponível em: http://www.infoescola.com/doencas/hemorragia-subconjuntival/. Acesso em: 16 set. 2016.

Ótica Inajá, a melhor ótica do Estado de São Paulo.

Comentários

Your email is safe with us.

Tamanho da fonte